Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21584
Tipo: TCC
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA
Autor(es): MAROJA, RAFAELLA GOMES AMORIM
Primeiro Orientador: Medrado, Betania Passos
Resumo: Esta pesquisa se propõe analisar e compreender as experiências vivenciadas por duas licenciandas participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) que, durante a participação no programa, estavam realizando sua formação em Letras Espanhol na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por esse motivo, utilizamos como referencial teórico os estudos de autores como Bauman (2005), Braúna e Reis (2014), Diniz-Pereira (2014), Favacho (2014), Hall (2011), Souza (2016), entre outros. Aplicamos a metodologia qualitativa e a pesquisa documental por meio de relatórios finais e relatos reflexivos. Assim, a pesquisa se realizou a partir da coleta de indícios linguísticos que evidenciaram as contribuições do PRP na formação inicial e construção da identidade docente das participantes. As reflexões apresentadas são referentes a este grupo específico, embora possa haver outras questões durante as diferentes fases da carreira docente que se diferenciam e se transformam de acordo com cada realidade individual e coletiva. Os resultados e as discussões apresentaram as diferentes demandas que envolvem o papel do docente a partir de questões experienciadas pelas licenciandas residentes no dia a dia da prática docente durante o PRP. Por isso, entende-se que o programa, permite aos estudantes de licenciaturas, uma imersão nos diferentes espaços escolares. Concluímos que o estudo proporcionou novas perspectivas e novas reflexões no que diz respeito à oportunidade de atuação docente e (re) construção identitária profissional. Também permitiu elencar problematizações que envolvem não apenas o âmbito escolar, mas indagações promovidas pelo ponto de vista pessoal e coletivo, expondo alguns dos vários desafios enfrentados pela realidade escolar e trabalho docente numa perspectiva apresentada por profissionais ainda em formação.
Abstract: Esta investigación se propone analizar y comprender las experiencias de dos estudiantes de pregrado participantes en el Programa de Residencia Pedagógica (PRP) que, durante su participación en el programa, se formaron en Lengua Española en la Universidad Federal de Paraíba (UFPB).Por esta razón, utilizamos como referencia teórica los estudios de autores como Bauman (2005), Braúna y Reis (2014), Diniz-Pereira (2014), Favacho (2014), Hall (2011), Souza (2016), entre otros. Aplicamos la metodología cualitativa y la investigación documental a través de los informes finales y los relatos reflexivos. Así, la investigación se realizó a partir de la recogida de indicios lingüísticos que pusieron de manifiesto las aportaciones del PRP en la formación inicial y la construcción de la identidad docente de los participantes. Las reflexiones que se presentan se refieren a este grupo específico, aunque puede haber otras cuestiones durante las distintas etapas de la carrera docente que se diferencian y transforman según cada realidad individual y colectiva. Los resultados y las discusiones presentaron las diferentes demandas que envuelven el rol del profesor a partir de las cuestiones experimentadas por las estudiantes de licenciatura en la práctica docente diaria durante el PRP. Por eso, se entiende que el programa permite a los estudiantes de licenciatura una inmersión en diferentes espacios escolares.Concluimos que el estudio aportó nuevas perspectivas y nuevas reflexiones en relación a la oportunidad del desempeño docente y la (re)construcción de la identidad profesional. También ha permitido enumerar problemáticas que involucran no sólo el ámbito escolar, sino también cuestiones promovidas desde un punto de vista personal y colectivo, exponiendo algunos de los diversos desafíos enfrentados por la realidad escolar y el trabajo docente en una perspectiva presentada por profesionales que aún están en formación.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Programa Residência Pedagógica
Construção identitária
Língua Espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21584
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons