Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNATAN SILVA DOS SANTOS, ERIK-
dc.date.accessioned2021-12-10T17:55:34Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-12-10T17:55:34Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21587-
dc.description.abstractThrough participation in the Pedagogical Residence Program (PRP), undergraduate students can experience an immersion in the school environment, having the opportunity to relate theory and practice in their interventions, thus, making room for teacher development. This paper is concerned precisely with the first edition of the Program (2018-2020). The events highlighted here took place at the Spanish/English Language Group (DLEM/UFPB), which comprised the participation of thirty residents, four advisors, and one coordinator, in addition to three preceptors. In this research, we aim to investigate the process of identity construction of an English Language teacher (researcher of this work), considering his participation in the abovementioned Group in the first version of the Program. To achieve our objective, we analyzed journals and reports written by the resident and produced throughout his participation in the PRP. The analysis was held through a qualitative-interpretive research, supported by authors who had studies in the fields of Applied Linguistics and teacher education (MILLER, 2013; MOITA LOPES, 2006); Pedagogical Residence, and reflective teaching practice (ANDRADE et al., 2021; LIRA et al., 2020; MEDRADO; COSTA, 2020; REICHMANN, 2011; SOUZA, 2013); and teacher’s identity (HALL, 2012; LIBÂNEO, 2004; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; NORTON, 2000; SAKUI; GAIES, 2003). Through this research, we showed the situations through which the resident could build his socio-professional identity, focusing, especially, on the daily experiences as a teacher in formation. To sum up, we conclude that the PRP is presented as a space that makes room for the construction of critical-reflective identities for those who experience it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-12-10T17:55:34Z No. of bitstreams: 1 ENSS10122021.pdf: 406922 bytes, checksum: c2c9a999349a0762b76abc96aac6afd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T17:55:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENSS10122021.pdf: 406922 bytes, checksum: c2c9a999349a0762b76abc96aac6afd3 (MD5) Previous issue date: 2021-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.subjectConstrução identitáriapt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Residencept_BR
dc.subjectReflective practicept_BR
dc.subjectIdentity constructionpt_BR
dc.titlePROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DISCUTINDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DE RELATOS E RELATÓRIOS COMO PRÁTICA REFLEXIVA Trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paulino de Araújo Costa, Walison-
dc.description.resumoPor meio da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), os licenciandos passam por uma imersão no ambiente escolar, tendo a oportunidade de relacionar a teoria e a prática em suas intervenções, possibilitando, assim, o desenvolvimento do tornar-se docente. O presente trabalho se refere precisamente à primeira edição da Residência Pedagógica (2018-2020). Os eventos aqui destacados aconteceram no Núcleo de Letras Espanhol/Inglês (DLEM/UFPB), que contou com a participação de trinta residentes, quatro orientadores e uma coordenadora, além de três preceptores. Objetivamos, com esta pesquisa, investigar o processo de construção identitária de um professor de Língua Inglesa (o pesquisador deste trabalho), considerando a sua atuação no referido Núcleo, na primeira versão do Programa. Para alcançar o objetivo apresentado, analisamos relatos e relatórios do residente colaborador, que foram produzidos durante toda a sua participação no PRP. A análise se deu por meio de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, fundamentada em autores que abordam questões que se desenham em nosso capítulo teórico, a saber, a Linguística Aplicada e a formação inicial de professores (MILLER, 2013; MOITA LOPES, 2006); o Programa de Residência Pedagógica e a prática reflexiva na formação docente (ANDRADE et al., 2021; LIRA et al., 2020; MEDRADO; COSTA, 2020; REICHMANN, 2011; SOUZA, 2013); e identidade docente (HALL, 2012; LIBÂNEO, 2004; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; NORTON, 2000; SAKUI; GAIES, 2003). Através desta pesquisa, evidenciamos as situações em que o residente pôde construir sua identidade socioprofissional, focalizando, sobretudo, nas vivências diárias enquanto professor em formação. Em suma, concluímos que o PRP se insere como espaço formativo capaz de proporcionar a construção de identidades docentes crítico-reflexivas naqueles que o vivenciam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSS10122021.pdf397,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.