Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21588
Tipo: TCC
Título: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR DECOLONIAL
Autor(es): NASCIMENTO FERREIRA, EMILLY
Primeiro Orientador: Paulino de Araújo Costa, Walison
Resumo: O ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação básica brasileira vem demandando discussões e debates calorosos em tempos atuais e, através de pesquisas e discussões, tomando novos rumos. Este trabalho tem como objetivo geral promover uma discussão sobre o ensino de língua inglesa no contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva decolonial. Tendo isso em vista, os objetivos específicos são: delinear as terminologias do inglês com implicações para o ensino em um contexto multinacional; discutir sobre o conceito do inglês com status de Língua Franca adotado pela BNCC para o ensino na educação básica; e investigar sobre as implicações da noção de decolonialidade para o ensino de línguas. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Crystal (2003), Freire (1985, 1979, 1996), Giddens (1999), Gimenez (2015), Jordão (2014), Lima, Longaray (2010), Rajagopalan (2005) e Siqueira (2011). Deste modo, concluímos que, apesar dos desafios encontrados nesse caminho, o ensino de língua inglesa na perspectiva da decolonialidade se mostra indispensável em tempo atuais, pois essa perspectiva contribui para mudanças no cenário de desigualdades e preconceitos em que vivemos.
Abstract: The English language teaching-learning in Brazilian basic education has been demanding lively discussion in current times, and, through new research and discussion, has been taking new paths. This paper aims at discussing the teaching of the English language in the Brazilian context from a decolonial perspective. Therefore, the specific objectives are: to outline English terminologies with implications for teaching in a multinational environment; to contextualize the concept of English as Lingua Franca adopted by BNCC; and, to investigate the implications of the notions of decoloniality for language teaching. To achieve our aim, we present a bibliographical research based on authors such as Crystal (2003), Freire (1996; 1985; 1979), Giddens (1999), Gimenez (2015), Jordão (2014), Lima and Longaray (2010), Rajagopalan (2005) and Siqueira (2011). In this sense, we conclude that despite the challenges encountered along the path, the English language teaching from a decolonial point of view is necessary in current times, and this perspective contributes to changes in the scenario of inequalities and prejudice in which we live.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
perspectiva decolonial
decolonialidade
ensino de língua inglesa
BNCC
Teaching-learning
decolonial perspective
decoloniality
English language teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21588
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENF10122021.pdf860,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.