Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21588| Tipo: | TCC |
| Título: | O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR DECOLONIAL |
| Autor(es): | NASCIMENTO FERREIRA, EMILLY |
| Primeiro Orientador: | Paulino de Araújo Costa, Walison |
| Resumo: | O ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação básica brasileira vem demandando discussões e debates calorosos em tempos atuais e, através de pesquisas e discussões, tomando novos rumos. Este trabalho tem como objetivo geral promover uma discussão sobre o ensino de língua inglesa no contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva decolonial. Tendo isso em vista, os objetivos específicos são: delinear as terminologias do inglês com implicações para o ensino em um contexto multinacional; discutir sobre o conceito do inglês com status de Língua Franca adotado pela BNCC para o ensino na educação básica; e investigar sobre as implicações da noção de decolonialidade para o ensino de línguas. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Crystal (2003), Freire (1985, 1979, 1996), Giddens (1999), Gimenez (2015), Jordão (2014), Lima, Longaray (2010), Rajagopalan (2005) e Siqueira (2011). Deste modo, concluímos que, apesar dos desafios encontrados nesse caminho, o ensino de língua inglesa na perspectiva da decolonialidade se mostra indispensável em tempo atuais, pois essa perspectiva contribui para mudanças no cenário de desigualdades e preconceitos em que vivemos. |
| Abstract: | The English language teaching-learning in Brazilian basic education has been demanding lively discussion in current times, and, through new research and discussion, has been taking new paths. This paper aims at discussing the teaching of the English language in the Brazilian context from a decolonial perspective. Therefore, the specific objectives are: to outline English terminologies with implications for teaching in a multinational environment; to contextualize the concept of English as Lingua Franca adopted by BNCC; and, to investigate the implications of the notions of decoloniality for language teaching. To achieve our aim, we present a bibliographical research based on authors such as Crystal (2003), Freire (1996; 1985; 1979), Giddens (1999), Gimenez (2015), Jordão (2014), Lima and Longaray (2010), Rajagopalan (2005) and Siqueira (2011). In this sense, we conclude that despite the challenges encountered along the path, the English language teaching from a decolonial point of view is necessary in current times, and this perspective contributes to changes in the scenario of inequalities and prejudice in which we live. |
| Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem perspectiva decolonial decolonialidade ensino de língua inglesa BNCC Teaching-learning decolonial perspective decoloniality English language teaching |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21588 |
| Data do documento: | 26-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ENF10122021.pdf | 860,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
