Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Marcos Gomes de-
dc.date.accessioned2021-12-13T10:41:26Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-13T10:41:26Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21590-
dc.description.abstractThis study investigates the use of concrete materials as a methodological resource for teaching mathematics in the early years of elementary school, through a research that has a qualitative, descriptive and exploratory approach. Taking into account the objective in question, we sought to know the conceptions that teachers in the early grades of elementary school have about the teaching of mathematics, to identify whether they use manipulable methodological resources for this teaching and what these materials are, and to observe the contributions that these materials exert for the learning of students in the early years of elementary school. Five elementary school teachers, graduated in pedagogy, participated in the study. For the analysis, the results were grouped into three categories, according to the frequency of responses, which are: (1) Concepts of teaching mathematics; (2) Use of concrete materials; and, (3) Contributions of concrete materials to learning. Observing the frequency of the teachers' responses, the study showed that when teachers present objects that can be manipulated by students, they contribute to learning with more meaning, as they can perceive a greater involvement of children. Therefore, the use of concrete materials should be encouraged in the teaching of Mathematics, as the activities carried out through these objects promote children's participation and development, considering that students interact, exchange experiences and expand their knowledge through these exchanges.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-12-13T10:41:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGF13122021.pdf: 1607578 bytes, checksum: 8400370ce3302e2a801fea1ce2649152 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-13T10:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGF13122021.pdf: 1607578 bytes, checksum: 8400370ce3302e2a801fea1ce2649152 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMateriais concretospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação infantil - matemáticapt_BR
dc.titleO uso dos materiais concretos como recurso metodológico para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira-
dc.description.resumoO presente estudo investiga o uso dos materiais concretos como recurso metodológico para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, através de uma pesquisa que tem uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Levando-se em consideração o objetivo em questão, buscou-se conhecer as concepções que professores das séries iniciais do ensino fundamental têm sobre o ensino da matemática, identificar se eles utilizam recursos metodológicos manipuláveis para esse ensino e quais são esses materiais e observar as contribuições que esses materiais exercem para a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.Participaram do estudo cinco professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais, graduadas em pedagogia.Para a análise, os resultados foram agrupados em três categorias, de acordo com a frequência das respostas,que são: (1) Concepções do ensino da matemática; (2) Utilização dos materiais concretos; e, (3) Contribuições dos materiais concretos para a aprendizagem.Observando-se a frequência das respostas das professoras, o estudo apontou quequando os docentes apresentam objetos que podem ser manipulados pelos alunos,eles contribuem para a aprendizagem com mais significado, pois podem perceber um maior envolvimento das crianças. Por isso, ouso dos materiais concretos deve ser estimulado no ensino de Matemática, visto que as atividades realizadas através desses objetos promovem a participação das crianças e o desenvolvimento, tendo em vista que os alunos interagem, trocam experiências e ampliam os seus conhecimentos através destas trocas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGF13122021.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons