Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCouto, Cristiane da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-13T11:27:36Z-
dc.date.available2021-12-07-
dc.date.available2021-12-13T11:27:36Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21591-
dc.description.abstractThis research has as its theme the Emergency Remote Teaching (ERT), a format adopted byeducational institutions to continue school activities during the period in which schoolsstopped their face-to-face activities, due to the need for social isolation as a measure of copingwith COVID-19. The research's guiding question is: how does the literature in the areaaddress remote education in the face of the pandemic caused by the coronavirus? Theobjective of this research is to analyze in the literature of the area, how the authors approachthe ERE. The sources of this research are online books, texts, and academic articles availableon electronic platforms, by authors such as Silva; Silva Neto; Santos (2020), Costa; Birth(2020), Costa; Birth (2020), Cunha; Ferst; Bezerra (2020), Pinto; Martins (2021), Castro;Rodriguez; Ustra(2020), among others, in addition to the legal documents established by theMinistry of Education (MEC) such as Resolution CNE/CP No. 2, of August 5, 2021(BRASIL, 2021). It is characterized as bibliographic research, qualitative and exploratory.The time frame prioritized works published between March 2020 and August 2021. Adescriptor was created with the selected categories, from which the analysis of theinformation content was performed. The results indicate that the ERT was an importantresource during the period of the pandemic, presenting several challenges to those involved,mainly concerning the lack of access to digital technologies and teaching resources. Theyreveal that teachers sought strategies to enable teaching through WhatsApp groups, videoclasses (indicate some strategies). It is concluded that it is necessary to promote trainingpolicies in educational technologies, just like its own policies for Emergency RemoteLearning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-12-13T11:27:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSC7122021.pdf: 334272 bytes, checksum: 4619ae5f4eb63f9e7c4b660f7727cf08 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-13T11:27:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSC7122021.pdf: 334272 bytes, checksum: 4619ae5f4eb63f9e7c4b660f7727cf08 (MD5) Previous issue date: 2021-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades de ensino remotaspt_BR
dc.subjectEnsino - desafiospt_BR
dc.subjectEnsino - estratégiaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitalpt_BR
dc.titleDesafios e estratégias do ensino remoto emergencial: uma abordagem da literatura da áreapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoA presente pesquisa tematiza o Ensino Remoto Emergencial (ERE), um formato adotado pelas instituições de ensino para dar continuidade às atividades escolares durante o período em que as escolas interromperam suas atividades presenciais, em virtude da necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento a COVID-19. A pergunta orientadora da pesquisa é a seguinte: quais os desafios e estratégias do ensino remoto segundo a literatura da área? O objetivo desta pesquisa é analisar, na literatura da área, como os autores abordam o ERE, bem como, compreender desafios e estratégias para a realização do ensino. As fontes dessa pesquisa são livros online, textos e artigos acadêmicos disponibilizados em plataformas eletrônicas, de autores como Silva; Silva Neto; Santos (2020); Costa; Nascimento (2020),Cunha; Ferst; Bezerra (2020), Pinto; Martins (2021), Castro; Rodrigues; Ustra (2020), entre outros, além dos documentos legais estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) tais como a Resolução CNE/CP nº 2, de 05 de agosto de 2021 (BRASIL, 2021). Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa e exploratória. O recorte temporal priorizou obras publicadas entre março de 2020 a agosto de 2021. Foi elaborado um descritor com as categorias selecionadas, a partir das quais foi feita a análise do conteúdo das informações. Os resultados indicam que o ERE foi um importante recurso durante o período da pandemia, apresentando vários desafios aos envolvidos, principalmente no que se refere à falta de acesso às tecnologias digitais e aos recursos didáticos. Revelam que os/as docentes buscaram estratégias para possibilitar o ensino através de grupos de WhatsApp, vídeo-aulas.Conclui-se que é necessário promover políticas de formação em tecnologias educacionais,assim como políticas próprias para o Ensino Remoto Emergencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSC7122021.pdf326,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons