Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21593
Tipo: TCC
Título: PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DO GÊNERO DIGITAL MEME, NA MODALIDADE REMOTA
Autor(es): NEVES, DAYANA TATYANE VIEIRA
Primeiro Orientador: Melo, Maria de Fátima Benício de
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta para o ensino e aprendizagem da morfossintaxe da língua portuguesa, a partir do gênero digital meme, na modalidade remota. Para tanto, elaboramos, numa perspectiva interacionista, uma sequência didática que propõe o ensino do adjunto adnominal e do predicativo do sujeito, de modo a destacar como o gênero digital em tela pode contribuir para o ensino reflexivo da morfossintaxe da língua portuguesa. Utilizamos, como embasamento teórico, para a discussão acerca do ensino da gramática, as contribuições de Antunes (2009), Franchi (2006), Kleiman (2012), Travaglia (2006), assim como Marcuschi (2008), sobre os gêneros textuais. Contamos, ainda, com as sugestões de Guerra e Botta (2017), Martino (2015) e Silva (2020), para o tratamento do meme, na sala de aula. Constatamos que as dificuldades que muitos alunos da Educação Básica têm enfrentado no processo de aprendizagem da morfossintaxe da língua portuguesa decorrem, em grande parte, de um modelo de ensino ultrapassado e improdutivo que consiste, na maioria das vezes, na memorização de nomenclaturas e regras gramaticais, e desconsidera os demais aspectos da língua. Neste sentido, o trabalho com morfossintaxe, por meio de memes, pode se constituir uma boa ferramenta para o estudo do adjunto adnominal e do predicativo do sujeito, sobretudo por partirem de situações reais de interação. Acreditamos que, ao utilizar o meme da forma que o presente trabalho propõe, no campo da morfossintaxe, mais especificamente do ensino do adjunto adnominal e do predicativo do sujeito ou do objeto, o professor poderá ajudar o aluno a compreender significativamente essa esfera dos estudos morfossintáticos, ao mesmo tempo em que desenvolvem e aprofundam suas capacidades de análise sobre as linguagens e seus funcionamentos, dando destaque à cultura digital e às culturas juvenis que ocupam espaços nas mídias e nas redes sociais, conforme preconizam os documentos oficiais, como a BNCC (2017) e os PCN’s (1998).
Abstract: The present work has as main objective to present a proposal for the teaching and learning of the morphosyntax of the portuguese language, from the digital meme genre, in the remote modality. Therefore, we elaborated, from an interactionist perspective, a didactic sequence that proposes the teaching of the adjunct and the subject's predicative, in order to highlight how the digital genre on screen can contribute to the reflective teaching of the morphosyntax of the portuguese language. We used, as a theoretical basis, for the discussion about the teaching of grammar, the contributions of Antunes (2009), Franchi (2006), Kleiman (2012), Travaglia (2006), as well as Marcuschi (2008), about textual genres. We also rely on the suggestions of Guerra and Botta (2017), Martino (2015) and Silva (2020) for the treatment of meme in the classroom. We found that the difficulties that many Basic Education students have faced in the process of learning the morphosyntax of the portuguese language result, in large part, from an outdated and unproductive teaching model that consists, most of the times, in the memorization of nomenclatures and grammatical rules , and disregards the other aspects of the language. In this sense, working with morphosyntax, through memes, can be a good tool for the study of the adjunct and the subject's predicative, especially because they depart from real interaction situations. We believe that, by using the meme in the way that this work proposes, in the field of morphosyntax, more specifically the teaching of the adjunct and the predicative of the subject or object, the teacher will be able to help the student to significantly understand this sphere of morphosyntactic studies , while developing and deepening their analytical skills on languages and their functioning, highlighting digital culture and youth cultures that occupy spaces in the media and social networks, as recommended in official documents, such as the BNCC (2017 ) and the PCN's (1998).
Palavras-chave: ensino-aprendizagem;
língua portuguesa;
morfossintaxe;
meme.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21593
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayana TCC.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons