Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDE LIMA, ELAINNE-
dc.date.accessioned2021-12-14T18:57:08Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-14T18:57:08Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21601-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyze the cinematographic narrative of the film Persona, by Ingmar Bergman (1966), from a psychoanalytic view of the relationship between the main characters, Elisabeth Vogler and Alma. The film tells the story of an actress who suffers a nervous breakdown playing the role of Electra in a play, becomes mute and starts receiving care from a nurse, her sister Alma. From the point of view of psychoanalysis, the duality of Being is dealt with in the title, plot, images and other interpretative relations of the Swedish film so acclaimed by authors such as Castañeda, Luccas and Zacharias (2012) and Chataignier et al (2020), as well as authors of film and psychoanalytic criticism Martin [2005 (1955)], Metz (1980 [1977]) and Vanoye and Goliot-Lété (2002 [1994]).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-12-14T18:57:08Z No. of bitstreams: 1 EL14122021.pdf: 736840 bytes, checksum: 4f4967f0f31d4f8392df6d9225ecab33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-14T18:57:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EL14122021.pdf: 736840 bytes, checksum: 4f4967f0f31d4f8392df6d9225ecab33 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCrítica cinematográficapt_BR
dc.subjectIngmar Bergmanpt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectFilm criticismpt_BR
dc.subjectIngmar Bergmanpt_BR
dc.subjectfilm analysispt_BR
dc.subjectpsychoanalysispt_BR
dc.titleAS MÚLTIPLAS FACES EM PERSONA DE INGMAR BERGMANpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramalho de Freitas Brito, Amanda-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a narrativa cinematográfica do filme Persona, de Ingmar Bergman (1966), em perspectiva psicanalítica da relação entre as personagens principais, Elisabeth Vogler e Alma. O filme conta a história de uma atriz que sofre um colapso nervoso interpretando o papel de Electra em uma peça, fica muda e passa a receber cuidados de uma enfermeira, a irmã Alma. Pelo ponto de vista da psicanálise, a dualidade do Ser é tratada no título, enredo, imagens e demais relações interpretativas da película sueca tão aclamada pela crítica de autores como Castañeda, Luccas e Zacharias (2012) e Chataignier et al (2020), bem como autores da crítica cinematográfica e psicanalítica Martin (2005 [1955]), Metz (1980 [1977]) e Vanoye e Goliot-Lété (2002 [1994]).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EL14122021.pdf719,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.