Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21601Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | DE LIMA, ELAINNE | - |
| dc.date.accessioned | 2021-12-14T18:57:08Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-13 | - |
| dc.date.available | 2021-12-14T18:57:08Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21601 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this work is to analyze the cinematographic narrative of the film Persona, by Ingmar Bergman (1966), from a psychoanalytic view of the relationship between the main characters, Elisabeth Vogler and Alma. The film tells the story of an actress who suffers a nervous breakdown playing the role of Electra in a play, becomes mute and starts receiving care from a nurse, her sister Alma. From the point of view of psychoanalysis, the duality of Being is dealt with in the title, plot, images and other interpretative relations of the Swedish film so acclaimed by authors such as Castañeda, Luccas and Zacharias (2012) and Chataignier et al (2020), as well as authors of film and psychoanalytic criticism Martin [2005 (1955)], Metz (1980 [1977]) and Vanoye and Goliot-Lété (2002 [1994]). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-12-14T18:57:08Z No. of bitstreams: 1 EL14122021.pdf: 736840 bytes, checksum: 4f4967f0f31d4f8392df6d9225ecab33 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-14T18:57:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EL14122021.pdf: 736840 bytes, checksum: 4f4967f0f31d4f8392df6d9225ecab33 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Crítica cinematográfica | pt_BR |
| dc.subject | Ingmar Bergman | pt_BR |
| dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
| dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
| dc.subject | Film criticism | pt_BR |
| dc.subject | Ingmar Bergman | pt_BR |
| dc.subject | film analysis | pt_BR |
| dc.subject | psychoanalysis | pt_BR |
| dc.title | AS MÚLTIPLAS FACES EM PERSONA DE INGMAR BERGMAN | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ramalho de Freitas Brito, Amanda | - |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar a narrativa cinematográfica do filme Persona, de Ingmar Bergman (1966), em perspectiva psicanalítica da relação entre as personagens principais, Elisabeth Vogler e Alma. O filme conta a história de uma atriz que sofre um colapso nervoso interpretando o papel de Electra em uma peça, fica muda e passa a receber cuidados de uma enfermeira, a irmã Alma. Pelo ponto de vista da psicanálise, a dualidade do Ser é tratada no título, enredo, imagens e demais relações interpretativas da película sueca tão aclamada pela crítica de autores como Castañeda, Luccas e Zacharias (2012) e Chataignier et al (2020), bem como autores da crítica cinematográfica e psicanalítica Martin (2005 [1955]), Metz (1980 [1977]) e Vanoye e Goliot-Lété (2002 [1994]). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EL14122021.pdf | 719,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
