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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21605
Tipo: | Dissertação |
Título: | Competências gerenciais do gestor escolar em instituições privadas de ensino frente à liderança sustentável educativa |
Autor(es): | Marinho, Paula Pantoja Loureiro |
Primeiro Orientador: | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima |
Resumo: | A gestão escolar está intimamente ligada à prática educativa por manter um estreito compromisso com as transformações vivenciadas pela sociedade ao longo dos anos. Sendo assim, os gestores escolares necessitam buscar uma visão ampla dentro do ambiente educacional, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma liderança sustentável, em que se estabeleça um compromisso com a escola a longo prazo, baseado nos pilares econômico, ambiental e social. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento de competências gerenciais de gestores escolares de instituições privadas de ensino básico, em Campina Grande – PB, a partir da perspectiva da liderança sustentável educativa. Trata-se de um trabalho de natureza aplicada, exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, apoiada em um paradigma interpretativista. O estudo foi realizado na cidade de Campina Grande – PB e os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, realizou-se 10 entrevistas com gestores(as) de 4 escolas particulares, que possuem mais de 500 alunos matriculados e, tomou-se o cuidado das instituições participantes terem um perfil semelhante, oferecendo desde Educação Infantil ao Ensino Médio, bem como o nível socioeconômico do seu alunado. Após a coleta dos dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, a partir das gravações, e aplicada a análise de conteúdo temáticocategorial, com categorias obtidas a priori, a partir da literatura, e a posteriori, com base nos dados coletados por meio das narrativas dos gestores. Ao analisar os dados, foi possível observar que as experiências e vivências profissionais e pessoais dos gestores são fundamentais para o desenvolvimento das competências gerenciais nas dimensões técnica, social e comportamental. Competências estas, embasadas nos pilares democráticos da gestão participativa e pautada nos princípios da liderança sustentável educativa. Apesar dos desafios diários enfrentados na gestão escolar, pôde-se constatar que os gestores possuem, como norte, uma gestão democrática e participativa para sua atuação como líderes ao buscarem promover o seu desenvolvimento e a melhoria de suas ações pedagógicas. Esse tipo de gestão é evidenciado como um dos melhores caminhos a serem seguidos em busca da escola “ideal”, já que abrange a articulação com corpo docente, colaboradores, alunos, família, comunidade e meio ambiente. Assim, nos resultados ficou demonstrado que os gestores se importam com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, possuem confiança em sua equipe, buscam o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania por meio de suas ações e almejam um estilo de liderança compartilhada. Desse modo, pode-se inferir, com o estudo, que as mudanças ao longo dos anos vêm transformando a gestão escolar e demonstrando a sua preocupação com o desempenho escolar, com a qualidade do ensino, com a formação do cidadão e, consequentemente, a busca por uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e com respeito à diversidade. E, o gestor, apesar de não ser o único responsável pelos resultados, é o principal articulador nesse processo, ao fomentar um ambiente colaborativo. |
Abstract: | School management is closely linked to educational practice by maintaining a close commitment to the transformations experienced by society over the years. Thus, school managers need to seek a broad vision within the educational environment, essentially with regard to the development of sustainable leadership, in which a long-term commitment to the school is established, based on the economic, environmental and social pillars. In this sense, the present study aims to understand the development of managerial competencies of school managers of private institutions of basic education, in Campina Grande - PB, from the perspective of sustainable educational leadership. It is a work of an applied, exploratory and descriptive nature, of qualitative character, supported by an interpretative paradigm. The study was conducted in the city of Campina Grande - PB and the data obtained through semistructured interviews. Thus, 10 interviews were conducted with managers of 4 private schools, which have more than 500 students enrolled and took care of the participating institutions to have a similar profile, offering from Early Childhood Education to High School, as well as the socioeconomic level of their student. After data collection, the interviews were fully transcribed from the recordings and the thematic-category content analysis was applied, with categories obtained a priori, from the literature, and posteriori, based on the data collected through the managers' narratives. When analyzing the data, it was possible to observe that the professional and personal experiences and experiences of managers are fundamental for the development of managerial skills in the technical, social and behavioral dimensions. These skills are based on the democratic pillars of participatory management and based on the principles of sustainable leadership. Despite the daily challenges faced in school management, it was observed that managers have, as a guide, a democratic and participatory management for their performance as leaders in seeking to promote their development and the improvement of their pedagogical actions. This type of management is evidenced as one of the best paths to be followed in search of the "ideal" school, since it covers the articulation with faculty, collaborators, students, family, community and environment. Thus, the results showed that managers care about improving the teaching-learning process, have confidence in their team, seek the development and strengthening of citizenship through their actions and aim for a shared leadership style. Thus, it can be inferred, with the study, that changes over the years have transformed school management and demonstrating their concern with school performance, with the quality of teaching, with the formation of the citizen and, consequently, the search for a more just, egalitarian, inclusive society and with respect to diversity. And, the manager, despite not being solely responsible for the results, is the main articulator in this process, fostering a collaborative environment. |
Palavras-chave: | Competências gerenciais Liderança sustentável educativa Gestão escolar Ensino privado Educação básica Management skills Sustainable educational leadership School management Private education Basic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21605 |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
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