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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21607
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira |
Autor(es): | Souza, Alisson Coutinho de |
Primeiro Orientador: | Wanderley, Gabriela Albuquerque |
Resumo: | A educação financeira caminha lado a lado com a educação matemática, e não restam dúvidas que é cada vez mais necessário oferecer ao maior número possível de pessoas, de todas as idades, conhecimentos sólidos sobre educação financeira, e isso pode ser feito por meio da educação básica em aulas de matemática no ensino fundamental ou no ensino médio, a fim de que seja possível, desenvolver em crianças, jovens e adultos, habilidades e competências que lhes permitam tomar decisões financeiras de maneira mais consciente e segura. A saúde financeira de qualquer família exige disciplina e conhecimento. Nesse sentido que este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de: Propor que o conhecimento matemático oferecido aos estudantes possa ser transmitindo a partir da necessidade de desenvolver neles as habilidades necessárias para a tomada de decisões financeiras de qualquer natureza. Esta pesquisa foi realizada através de uma busca bibliográfica de materiais como livros, revistas, dissertações e monografias sobre matemática financeira, educação financeira, terapia financeira, independência financeira e diversos outros títulos relacionados a essa área, cujos conteúdos foram de plataformas e sites da internet. Também foram consultados a Base nacional Curricular Comum BNCC – 2017, os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação completaram a busca por referencias. O sistema de avaliação da educação básica do Brasil, SAEBE, mostra que o nível de aprendizagem dos nossos estudantes em matemática é muito baixo e testes internacionais de letramento financeiro como PISA, confirmam essa realidade: A falta de uma boa educação matemática, contribui para um baixo nível de educação financeira de toda a população. Portanto, é necessário a construção de ferramentas que unam esses dois campos do conhecimento. Nosso trabalho tem como produto final a elaboração de um livro de educação financeira que pode ser usado por estudantes das séries iniciais do ensino médio e que oferece toda a fundamentação teórica necessária para que esses estudantes entendam os conceitos básicos da educação financeira e se tornem adultos plenamente capazes de administrar da melhor forma possível os recursos gerados pela força do seu trabalho, garantindo um futuro melhor para si e para os seus familiares. |
Abstract: | Financial education walks side by side along with mathematical education, and there are no doubts that more and more a necessity to offer a great amount of people, from all sorts of ages, solid education on finances is demanded. This can be accomplished through basic education of Math classes either in elementary school and in high school, so that we could develop in children, young adults and adults some skills and proficiency which will allow them to take financial decisions that are safer and more conscious. Any family’s financial health demands knowledge and discipline. That’s the reason of this Project, to propose that mathematical knowledge offered to students can be transmitted on the basis of the need to develop their skills needed to sort out any financial decision taking. However, Brazil’s basic education evaluation system (SAEBE), shows that our students’ learning level of Math is rather low and financial international exams as PISA, confirm this reality: The lack of a good mathematical education, contributes to a low level of a financial education in the whole population. Therefore, it is demanding the tools which gather these two knowledge fields. Our Project has its goal the elaboration of a book on financial education which could be used by students in the early grades of high school and could offer the complete theoretical foundation needed in order to students understand the basic concepts of financial education and to become adults totally capable of managing the best way possible the resources generated by their workforce, assuring a better future for themselves and their family members. |
Palavras-chave: | Decisão financeira Educação matemática Aprendizagem Saúde financeira Mathematical education Financial education Skills Proficiency Financial decision taking Theoretical foundation Management Resources |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21607 |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
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