Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21611
Tipo: | Tese |
Título: | Representações sociais de crianças e adolescentes sobre violência contra a pessoa idosa |
Autor(es): | Alves, Karoline de Lima |
Primeiro Orientador: | Silva, Antonia Leda Oliveira |
Resumo: | INTRODUÇÃO: a violência contra a pessoa idosa pela sua magnitude, configura-se em um desafio para o conjunto da sociedade e às diversas áreas do setor da saúde. OBJETIVO: analisar as representações sociais sobre violência contra pessoa a idosa construídas por crianças e adolescentes, no contexto escolar. PERCURSO METODOLÓGICO: trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem mista, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Ocorreu no Município de João Pessoa/PB com estudantes da rede municipal de ensino, com dois grupos etários: 100 crianças, com idades entre 08 a 11 anos, de ambos os sexos; 100 adolescentes, com idades de 12 a 18, ambos os sexos. O projeto foi aprovado pelo Protocolo nº 2.739.173 e CAAE: 38177814.3.0000.5188. Utilizou-se o Desenho com tema. RESULTADOS: os dados das crianças formaram: Classe 1: Descrições sobre os Agressores; Classe 2: Situações de Violências e seus Determinantes; Classe 3: Tipos de violência, e acordo com a porcentagem de cada classe. A análise de similitude apresentou o elemento central formado por idoso que se encontra associado diretamente aos tipos de violência e ao elemento tristeza. Os dados dos adolescentes formaram: classe 2 - Situações de Vulnerabilidade: mulher e idosa; classe 1 - Consequências da Violência e a Violação dos Direitos; e a classe 3 - Cenários, Violências, Autores e Vítima. A análise de similitude destacou as coocorrências: idoso, tristeza; homem; bater; choro e arma. As imagens negativas foram predominantes demostrando um campo de representações com dimensões bastantes negativas em oposição as positivas. O elemento de maior centralidade foi a palavra idoso, apresentando conexões com outros núcleos, como choro, homem; bater e arma. Verifica-se que tanto crianças quanto adolescentes representam a violência contra a pessoa idosa a partir de conteúdos negativos e estes, ultrapassam a dimensão familiar e passam a ser compartilhados no convívio escolar, objetivado como uma situação de vida comum a todos, isto é, incorporado no seu cotidiano. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os resultados apontam que as representações das crianças e dos adolescentes estão ancoradas em aspectos sociais como o uso de arma de fogo, assalto, o agressor homem, evidenciando as situações e tipos de violências e seus determinantes. Atitudes positivas e negativas foram observadas, contemplando significados diversos, de modo que os participantes ancoraram suas representações nos significantes: homem; idoso; tristeza; bengala, entre outras, como: bater; choro; cair; senhor; raiva e arma. A imagem da mulher idosa como vítima prevaleceu dentre as outras em que o idoso sofria alguma situação de violência. Salientase também o homem como agressor, a figura do ladrão, arma e das situações de violência urbana e familiar. Portanto, os principais fatores que contribuem para a ocorrência de violência contra pessoa idosa podem estar relacionados ao despreparo em cuidador do idoso no contexto familiar, principalmente com as dificuldades próprias do envelhecimento, associadas com determinadas situações como as doenças degenerativas e outras dificuldades que atingem os idosos, pelo empobrecimento da população que tem forçado um convívio não salutar. |
Abstract: | INTRODUCTION: due to its magnitude, violence against the elderly represents a challenge for society as a whole and for different areas of the health sector. OBJECTIVE: to analyze the social representations of violence against elderly people constructed by children and adolescents in the school context. METHODOLOGICAL COURSE: this is exploratory research, with a mixed approach, based on the Theory of Social Representations. It was carried out in the city of João Pessoa / PB with students from the municipal education network, with two age groups: 100 children, aged between 08 - 11 years, of both sexes; 100 teenagers, from 12 - 18 years old, of both sexes. The project was approved by Protocol No. 2.739.173 and CAAE: 38177814.3.0000.5188. Thematic design was used. RESULTS: the children's data formed: Class 1: Descriptions about the aggressors; Class 2: Situations of violence and their determinants; Class 3: Types of violence and according to the percentage of each class. The similarity analysis presented the central element formed by the elderly that is directly associated with the types of violence and the sadness element. Adolescents' data formed: class 2 - Vulnerability situations: woman and elderly; class 1 - Consequences of Violence and Violation of Rights; and class 3 - Scenarios, Violence, Authors and Victim. The similarity analysis evidenced the co-occurrences: elderly, sadness; men; hit; cry and gun. Negative images were predominant, demonstrating a field of representations with quite negative dimensions as opposed to positive ones. The most central element was the word elderly, presenting links with other nuclei, such as choro, man; hit and weapon. It appears that both children and adolescents represent violence against the elderly from negative contents and these go beyond the family dimension and start to be shared in school life, aiming at a common life situation for all, that is, incorporated into their daily. FINAL CONSIDERATIONS: the results show that the representations of children and adolescents are anchored in social aspects such as the use of firearms, aggression, male aggressors, highlighting the situations and types of violence and their determinants. Positive and negative attitudes were observed, contemplating different meanings, so that the participants anchored their representations in the signifiers: man; geezer; sadness; cane, among others, such as: beating; to cry; autumn; sir; anger and weapon. The image of the elderly woman as a victim prevailed among others in which the elderly woman suffered some situation of violence. Men are also highlighted as the aggressors, the figure of the thief, the weapons and situations of urban and family violence. Therefore, the main factors that contribute to the occurrence of violence against the elderly may be related to the lack of preparation of the elderly caregiver in the family context, especially with the difficulties inherent to aging, associated with certain situations such as degenerative diseases. and other difficulties that affect the elderly, due to the impoverishment of the population that has forced an unhealthy coexistence. |
Palavras-chave: | Violência Idoso Crianças Adolescentes Representações sociais Violence Old man Children Adolescents Social representations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Enfermagem |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21611 |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KarolineDeLimaAlves_Tese.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons