Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Larissa Amaro dos-
dc.date.accessioned2021-12-15T15:30:57Z-
dc.date.available2021-07-07-
dc.date.available2021-12-15T15:30:57Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21625-
dc.description.abstractThis research deals with the school transport policy and its general objective was to analyze the performance of the Caminho da Escola Program, in the last ten years (2009-2019), in the municipality of Cuitegi / PB. Methodologically, it is a field research with a qualitative approach. The investigation was carried out through a bibliographic study and semi-structured interviews with the Secretary of Transport, the Secretary of Education, principals and students benefiting from the program in that municipality. As a methodological contribution, we guide the studies from Stephen Ball and operate the Policy Cycle as a tool, considering that this conceptual structure helps in the study of the trajectories of policies, from the contexts of influence, text production and practice. For the analysis of the results, we chose the content analysis method proposed by Bardin (2010). The findings showed that, although the school transport policy makes it possible for students from rural areas of Cuitegi / PB to access and remain at school, there are factors that hinder their efficiency, such as: professional cultures, poor infrastructure and road conditions, time waiting for students to return to their homes and reduced number of vehicles. In addition, the Caminho da Escola program contributed to the nucleation policy and the closure of rural schools in the municipality, tensioning what the Education of the Countryside advocates: the right of students to remain in their communities, with adequate schools and a pedagogical proposal that emphasize social, cultural and economic values in order to strengthen peasant identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-14T13:32:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarissaAmaroDosSantos_Dissert.pdf: 9170997 bytes, checksum: f38aad8a594bba79720deefaffe57e7a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-15T15:30:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarissaAmaroDosSantos_Dissert.pdf: 9170997 bytes, checksum: f38aad8a594bba79720deefaffe57e7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-15T15:30:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarissaAmaroDosSantos_Dissert.pdf: 9170997 bytes, checksum: f38aad8a594bba79720deefaffe57e7a (MD5) Previous issue date: 2021-05-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSchool buspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.titleA atuação do programa caminho da escola no Município de Cuitegi/PB: significações para a educação do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cláudia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240637144545401pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778641609849293pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da política de transporte escolar e teve como objetivo geral analisar a atuação do Programa Caminho da Escola, nos últimos dez anos (2009-2019), no município de Cuitegi/PB. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A investigação foi realizada por meio de um estudo bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com o secretário de Transporte, a secretária de Educação, diretores e estudantes beneficiários do programa no referido município. Como aporte metodológico, orientamos os estudos a partir de Stephen Ball e operamos o Ciclo de Políticas como feramenta, por considerar que esta estrutura conceitual auxilia no estudo das trajetórias das políticas, a partir dos contextos de influência, produção de texto e da prática. Para análise dos resultados, elegemos o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010). Os achados demonstraram que, apesar de a política de transporte escolar viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes das zonas rurais de Cuitegi/PB na escola, existem fatores que dificultam sua eficiência, como: culturas profissionais, infraestrutura precária e condições das estradas, tempo de espera dos estudantes para retornarem às suas residências e número reduzido de veículos. Além disso, o Programa Caminho da Escola contribuiu para a política de nucleação e o fechamento das escolas rurais no município, tensionando com o que preconiza a Educação do Campo: o direito dos estudantes em permanecerem em suas comunidades, com escolas adequadas e proposta pedagógica que enfatizem os valores sociais, culturais e econômicos a fim de fortalecer a identidade campesina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarissaAmaroDosSantos_Dissert.pdf8,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons