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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21632
Tipo: | Dissertação |
Título: | A extensão em educação popular na Universidade Federal da Paraíba: resgate histórico e perfil atual |
Autor(es): | Santos, Thatiane Cristina Ponciano dos |
Primeiro Orientador: | Moreira, Ivan Targino |
Resumo: | A Universidade Federal da Paraíba, em reconhecimento da missão de contribuir de forma crítica para o desenvolvimento da perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular em práticas de Extensão, cria a Coordenação de Educação Popular vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Na busca de contribuir com o alcance dos objetivos dessa unidade, a presente pesquisa abordou a temática Extensão em Educação Popular na Universidade Federal da Paraíba, tendo como objetivo principal resgatar o histórico da extensão em educação popular na UFPB e traçar o perfil atual desse segmento da extensão de modo a contribuir para ações futuras de apoio a essas iniciativas. O estudo objetivou fundamentar importantes aspectos da extensão universitária e suas transformações ao longo dos anos, destacando a participação do Forproex como ator principal na institucionalização da extensão universitária no Brasil. O trabalho explorou autores que dialogam sobre a temática da educação popular, com seus métodos e princípios. A presente pesquisa foi desenvolvida com metodologia exploratória descritiva de abordagem qualitativa e utilizou, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e levantamento de informações em documentos sobre a extensão na UFPB. Após discutir a temática extensão e educação popular, a pesquisa fez um levantamento através de documentos e legislações sobre a institucionalização da extensão na UFPB. Em seguida, mapeou projetos de extensão em educação popular nos anais dos encontros de extensão da UFPB entre 1994 e 2016 com o objetivo de resgatar a perspectiva histórica desse segmento. Foram utilizadas como instrumento de coleta de dados. entrevistas semiestruturada destinadas a coordenadores de projetos expressivos dos anos 1990. O instrumento proporcionou complementar a pesquisa documental, trouxe elementos importantes do processo histórico, como também peculiaridades dos projetos que a pesquisa documental não alcançou. Para traçar o perfil foi realizado um mapeamento dos projetos de extensão em educação popular do ano de 2019 pelo sistema SIGAA no módulo extensão. |
Abstract: | The Federal University of Paraíba, in recognition of the mission of contributing critically to the development of the theoretical-methodological perspective of Popular Education in Extension practices, creates the Coordination of Popular Education linked to the Pro-Rectory of Extension. In order to contribute to the achievement of the objectives of that unit, this research addressed the theme Extension in Popular Education at the Federal University of Paraíba, with the main aim of rescuing the history of extension in popular education at UFPB and describe the current profile of that segment of the extension in order to contribute to future actions in support of these initiatives. Specifically, the study aimed at supporting important aspects of university extension and its transformations over the years, highlighting the participation of Forproex as the main actor in the institutionalization of university extension in Brazil. The study explored authors who dialogue on the theme of popular education, with its methods and principles. This research was developed with descriptive exploratory methodology of qualitative approach and used the semi-structured interview and survey of information in documents about the extension at UFPB as instruments of data collection. After discussing the theme of extension and popular education, the research carried out a survey through documents and legislation on the institutionalization of extension at UFPB. Next, it mapped extension projects in popular education in the annals of the UFPB extension meetings between 1994 and 2016 in order to recover the historical perspective of that segment. As an instrument of data collection, semi-structured interviews were used with coordinators of significant projects from the 1990s. The instrument provided a complement to the documentary research, providing important elements of the historical process, as well as peculiarities of the projects that the documentary research did not reach. To draw a profile, a mapping of extension projects in popular education for the year 2019 was carried out by the SIGAA system in the extension module. |
Palavras-chave: | UFPB Extensão universitária Educação popular University extension Popular education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21632 |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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