Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21634| Tipo: | TCC |
| Título: | ESCALA DE HABILIDADES ASSERTIVAS PARA ADOLESCENTES: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO |
| Autor(es): | LUIZE PEREIRA DE LIMA, SARA |
| Primeiro Orientador: | de Souza Silva Simeão, Shirley |
| Resumo: | A adolescência é uma fase permeada por diversas mudanças, físicas, psicológicas e emocionais. Tais mudanças demonstram a necessidade do desenvolvimento de um repertório de habilidades assertivas para auxiliar os adolescentes a terem êxito nas relações interpessoais, bem como a evitarem comportamentos problemáticos e transtornos psicológicos como a ansiedade. Neste sentido, a literatura aponta a importância de avaliar o tema em questão, sinalizando uma lacuna quando se trata de instrumentos psicológicos disponíveis para adolescentes no Brasil, o que é agravado pela especificidade do tema assertividade. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi desenvolver um novo instrumento psicológico de avaliação da assertividade, especificamente a Escala de Habilidades Assertivas para Adolescentes (EHA-A). Para isso, foram realizados dois estudos, aqui discutidos como um recorte de uma pesquisa maior, intitulada Assertividade e Saúde Mental em Adolescentes. No Estudo 1, foram construídos os itens da EHA-A e levantadas evidências de validade de conteúdo, por meio da análise de juízes (N=4), e também realizada uma análise semântica dos itens, contando com a participação de adolescentes de 12 a 18 anos (N=22). No Estudo 2, foi elaborada a versão ilustrada da EHA-A. Em conjunto, esses estudos apresentam evidências iniciais de validade de conteúdo do instrumento, sendo observada alta concordância entre os juízes acerca da pertinência, relevância e clareza dos itens propostos, bem como bons níveis de compreensão semântica pela população-alvo, além de oferecer uma versão ilustrada para os itens. Esses resultados colaboram com o escopo geral da investigação psicométrica acerca da validade de construto e da precisão da EHA-A, lançando luz para o desenvolvimento de novos estudos sob esses aspectos. |
| Abstract: | Adolescence is a phase permeated by several physical, psychological and emotional changes. Such changes demonstrate the need to develop a repertoire of assertive skills, in order to help adolescents to be successful in interpersonal relationships, as well as to avoid problematic behaviors and psychological disorders, such as anxiety. In this sense, the literature points out the importance of evaluating assertiveness, signaling a gap when it comes to psychological instruments available for adolescents in Brazil, which is aggravated by the specificity of the theme. Therefore, the aim of this study was to develop a new psychological instrument for assessing assertiveness, specifically the Assertive Skills Scale for Adolescents (EHA-A). For this, two studies were carried out, and discussed as part of a larger research entitled Assertiveness and Mental Health in Adolescents. In Study 1, the EHA-A items were constructed and evidence of content validity was raised through the analysis of judges (N=4). In addition, a semantic analysis of the items was carried out, with the participation of adolescents aged 12 to 18 years old (N=22). In Study 2, we developed the illustrated version of the EHA-A. Together, these studies present initial evidence of the instrument's content validity, with a high agreement among the judges regarding the pertinence, relevance and clarity of the proposed items, as well as good levels of semantic understanding by the target population, in addition to offering an illustrated version for the items. These results collaborate with the general scope of the psychometric investigation about the construct validity and accuracy of the EHA-A, supporting the development of new studies regarding these aspects. |
| Palavras-chave: | Assertividade Adolescente Psicometria Evidências de Validade Assertiveness Adolescent Psychometry Validity Evidence |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21634 |
| Data do documento: | 19-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SLPL15122021.pdf | 418,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
