Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aldair Padilha da-
dc.date.accessioned2021-12-16T14:45:13Z-
dc.date.available2021-12-16-
dc.date.available2021-12-16T14:45:13Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21643-
dc.description.abstractWith the Covid-19 pandemic, everyone was faced with one of the most adverse situations in recent times. Soon new forms of coexistence had to be rethought, education being one of them. So, knowing how this moment in higher education took place is of paramount importance. Therefore, this work sought to know the experience of higher education professors in times of pandemic, having as target audience of the research the professors of the Department of Chemistry at UFPB. In this quanti-qualitative research, we had the participation of 10 active professors from the Department of Chemistry at UFPB. As a data collection instrument, a questionnaire was applied containing objective and subjective questions in order to better understand how this experience of teachers with the period of Emergency Remote Teaching (ERE) was. With the results obtained, it was possible to observe that the teachers reported an inc rease in the workload in preparing classes, little preparation for the remote teaching system, in addition to the difficulty of not being able to positively assess the students. There was a lack of interaction between students and teachers. Most of the participating professors did not have specific training to work better in the ERE. However, they consider that the situation caused by the pandemic provided a challenge and overcoming in the teaching performance, thus leaving a learning experience. Given the above, this work is a source of important reports for further research involving the topic addressed in the context of chemistry teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-12-16T14:45:13Z No. of bitstreams: 1 APS16122021.pdf: 562070 bytes, checksum: bd10bbba0c8bc1f75f2c4da6873a0908 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-16T14:45:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APS16122021.pdf: 562070 bytes, checksum: bd10bbba0c8bc1f75f2c4da6873a0908 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPandemia da covid-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino superior de químicapt_BR
dc.titleVivência dos professores de química em período de pandemia: um olhar para o ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Junior, Claudio Gabriel-
dc.description.resumoCom pandemia da Covid-19 todos se depararam com umas das situações mais adversas dos últimos tempos. Logo novas formas de convívio tiveram que ser repensadas, sendo a educação uma delas. Assim saber como se deu esse momento no ensino superior é de suma importância. Portanto este trabalho buscou saber a vivência dos docentes do ensino superior em tempos de pandemia, tendo como público alvo da pesquisa os docentes do Departamento de Química da UFPB. Essa pesquisa de caráter quanti-qualitativo, tivemos a participação de 10 docentes ativos do Departamento de Química da UFPB. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo questões objetivas e subjetivas com objetivo de melhor compreender como foi essa vivência dos docentes com o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Com os resultados obtidos foi possível observar que os docentes relataram aumento da carga horária na preparação das aulas, a pouca preparação para o sistema remoto de ensino. Observou-se falta de interação dos alunos com os docentes. A maioria dos docentes participantes não possuía formação específica para melhor atuarem no ERE. No entanto, consideram que a situação provocada pela pandemia proporcionou um desafio e superação na atuação docente, deixando assim uma experiência de aprendizado. Diante do exposto, este trabalho se coloca como fonte de relatos importantes para novas pesquisas envolvendo a temática abordada no contexto do ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APS16122021.pdf548,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.