Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21644
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de tecnologia como ferramenta para a alfabetização científica no ensino de fungos em ciências e biologia no ensino público da Paraíba |
Autor(es): | Araújo, Juliane de Castro Valões |
Primeiro Orientador: | Silva, Danielle Karla Alves da |
Resumo: | O ensino de Ciências e Biologia nas escolas enfrentam dificuldades, e um dos desafios está ligado às transformações que a sociedade é submetida. O presente estudo realizouse durante a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. Existem muitos obstáculos em compreender os conteúdos dados nas escolas não só pelos alunos, mas para os docentes também, e isso está muito presente em diversas áreas escolares, e muito manifestado no estudo da micologia. Deste modo, efetuou-se um estudo de cunho investigativo relacionada à aprendizagem significativa sobre o conteúdo de fungos no ensino fundamental e médio, buscando também formas de ensino inovadoras, com estratégias e metodologias adaptadas para promover conteúdos de aprendizagem on-line com o auxílio de divulgação dos conteúdos na rede social Instagram®. A pesquisa permitiu utilizar a divulgação científica como ferramenta para trabalhar os conteúdos sobre fungos em rede social (Instagram®) buscando ampliar o conhecimento dos alunos em diversas áreas para uma melhor compreensão da diversidade desses organismos. Foram realizados estudos nas turmas do 9º ano do fundamental II e 3ª série do ensino médio, observou-se um aumento no entendimento sobreos fungos no pós-teste, quando comparadas com as respostas mais evasivas, desorganizadas ou incompletas do préteste. Este estudo demonstrou a importância da utilização de ferramentas on-line na melhoria da compreensão dos alunos acerca ao Reino Fungi. Esse resultado é importante considerando o momento de pandemia que estamos vivenciando e a necessidade de isolamento social, mostrando que há alternativas para minimizar os efeitos do isolamento social na aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The teaching of Science and Biology in schools face difficulties, and one of the challenges is linked to the changes that society isundergoing. The present study was carried out during the pandemic of the new coronavirus. There are many obstacles in understanding the subject given in schools, not only by students, but also for teachers, and this is very present in several school areas, and very present in the study of mycology. Thus, an investigative study was carried out related to significant learning about the subject of fungi in elementary and high school, also looking for innovative forms of teaching, with strategies and methodologies adapted to promote online learning content with the help of dissemination of the subject on social media Instagram®. The research made it possible to use scientific dissemination as a tool to work on the subject of fungi on a social media (Instagram®), seeking to expand students' knowledge in several areas for a better understanding of the diversity of these organisms. This study was carried out in the 9th grade classes of elementary II and 3rd grade of high school, there was an increase in understanding about fungi in the post-test, when compared with more evasive, disorganized or incomplete responses in the pretest. This study demonstrated the importance of using online tools to improve students' understanding of the Fungi Kingdom. This result is important considering the pandemic moment we are experiencing and the need for social isolation, showing that there are alternatives to minimize the effects of social isolation on students' learning. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica Ensino de ciências Ensino de biologia - Fungos Letramento científico Micologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21644 |
Data do documento: | 5-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCVA16122021.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.