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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21651| Tipo: | TCC |
| Título: | ERA UMA VEZ... A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LEVANTAMENTO DA LITERATURA |
| Autor(es): | GOMES, RAFAELA APARECIDA |
| Primeiro Orientador: | Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
| Resumo: | O desenvolvimento é um processo organizado temporalmente de modo complexo e, a cada degrau, surgem novas características especificamente humanas, dentre estas, podemos citar a imaginação. Essa função psicológica superior, segundo L. S. Vigotski, é a base da atividade criadora, e se manifesta nos anos iniciais do desenvolvimento da criança. A imaginação proporciona, através de elementos oriundos da realidade, a reelaboração criativa das vivências, que só é possível por meio do acúmulo de experiências qualitativamente significativas. Vigotski defende a arte como uma das formas de acessar a experiência acumulada pela humanidade historicamente, e destaca a importância da presença das mais diversas manifestações artísticas durante o processo de desenvolvimento da criança. Ao ampliar suas experiências, estabelecemos uma base sólida para sua atividade criadora, e como possibilidade para esta ampliação, destaca-se o contato da criança com as mais diversas manifestações artísticas, tais como os contos infantis, que são considerados um produto cultural da humanidade. Para o autor, os contos devem ser inseridos desde a formação inicial da criança, ou seja, na Educação Infantil. Assim sendo, este trabalho se caracteriza como um estudo teórico, fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, mais especificamente nos pressupostos de L. S. Vigotski e de autores contemporâneos. Busca-se investigar, através de um levantamento bibliográfico em bases de dados científicas nacionais, se e como os Contos Infantis estão sendo utilizados para a promoção do desenvolvimento na Educação Infantil. Para isso, foram analisadas produções científicas dos últimos dez anos, com o objetivo de identificar os estudos que abrangessem utilização de contos infantis na promoção do desenvolvimento. Os resultados do levantamento realizado nestas bases de dados permitiram concluir que os contos estão sendo utilizados em práticas pedagógicas na educação infantil, contudo, percebeu-se que a formação dos atores escolares que utilizam esses recursos artísticos em suas práticas necessita de um contínuo aprofundamento teórico-metodológico. Os contos se mostraram um importante instrumento promotor de desenvolvimento de processos psicológicos, desde que utilizados em práticas intencionais, planejadas de forma a conhecer o contexto em que serão trabalhados, os recursos disponíveis na instituição, como e por que serão utilizados. Os achados indicaram a possibilidade de utilizar outros recursos simultaneamente à contação, além da necessidade de resgatar outras versões ou histórias diferentes dos contos tradicionais. Além do seu papel no desenvolvimento infantil, os contos podem ser um poderoso instrumento para as intervenções com educadores e para a promoção do desenvolvimento humano adulto. |
| Abstract: | Development is a process temporally organized in a complex way and, at each step, new specifically human characteristics emerge, among these, we can quote the imagination. This superior psychological function, according to L. S. Vygotsky, is the basis of creative activity, and manifests itself in the early years of child development. The imagination provides, through elements from reality, the creative re-elaboration of experiences, that is only possible through the accumulation of qualitatively significant experiences. Vygotsky defends art as one of the ways to access the experience accumulated by humanity historically, and highlights the importance of the presence of the most diverse artistic manifestations during the child's development process. By expanding your experiences, we have laid a solid foundation for your creative activity, and as a possibility for this expansion, the child's contact with the most diverse artistic manifestations stands out, such as children's tales, which are considered a cultural product of humanity. To the author, the tales must be inserted from the child's initial formation, that is, in Early Childhood Education. Consequently, this work is characterized as a theoretical study, based on Historical-Cultural Psychology, more specifically on the assumptions of L. S. Vygotsky and contemporary authors. Seeks to investigate, through a bibliographic survey in national scientific databases, if and how Children's Tales are being used to promote development in Early Childhood Education. For that, scientific productions of the last ten years were analyzed, with the aim of identifying studies that encompassed the use of children's tales in promoting development. The results of the survey carried out in these databases allowed us to conclude that the short stories are being used in pedagogical practices in early childhood education, however, it was noticed that the training of school actors who use these artistic resources in their practices needs a continuous theoretical-methodological deepening. The short stories proved to be an important tool to promote the development of psychological processes, as long as used in intentional practices, planned in order to know the context in which they will be worked, the resources available in the institution, the resources available at the institution, how and why they will be used. The findings indicated the possibility of using other resources simultaneously with counting, in addition to the need to rescue other versions or stories different from traditional tales. In addition to its role in child development, short stories can be a powerful instrument for interventions with educators and for the promotion of adult human development. |
| Palavras-chave: | Contos Infantis; Educação Infantil; Desenvolvimento; Arte; Psicologia Histórico-Cultural. Children's Tales; Child Education; Development; Art; Historical-Cultural Psychology. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21651 |
| Data do documento: | 2-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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