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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21687
Tipo: TCC
Título: A importância da matemática na aprendizagem da educação financeira: um estudo de caso em turmas do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Araruna-PB
Autor(es): Avelar, Jordão Glebson de Azevedo
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil social, econômico e cognitivo com relação à Educação Financeira de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Araruna, Paraíba. Com base na discussão da Educação Financeira e nos conceitos de matemática para o 9° ano do Ensino Fundamental, buscou-se embasar a pesquisa por meio de alguns estudiosos que tratam do tema, bem como os documentos oficiais que se encontram em vigência: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCN (BRASIL, 2013) e os Temas Contemporâneos Transversais – TCT. Como mecanismo de pesquisa e levantamento de dados, foi utilizada uma abordagem caracterizada por um estudo exploratório e descritivo, sendo utilizado como técnica o instrumento questionário. Participaram deste estudo 53 alunos de três turmas do 9° ano, do turno da tarde de uma escola pública do município de Araruna – PB, de 83 alunos matriculados. A metodologia de ação iniciou-se com a aplicação de um questionário na forma presencial, pois as escolas do município se encontram no sistema híbrido de ensino, com os alunos indo à escola em semanas alternadas. Os resultados da pesquisa identificaram características importantes, tais como: alunos são majoritariamente de baixa renda; já ouviram falar sobre educação financeira, mesmo que de forma superficial; possuem pais que orientam sobre o uso do dinheiro e que consideram o tema importante para suas vidas. Quanto aos conhecimentos matemáticos sobre educação financeira, evidenciou-se que: dificuldades na realização de problemas envolvendo a discussão de porcentagem; insegurança no uso de regras de cálculos e dificuldade na compreensão dos problemas, pois alguns não conseguiram interpretar o enunciado e acabaram por não chegar ao resultado desejado. Concluímos que a abordagem sobre Educação Financeira ainda é superficial na escoa participante e que deve ser discutida amplamente em todos os anos escolares do Ensino Fundamental para assegurar que os alunos possam utilizar o dinheiro a seu favor, visto que o espaço de tempo para o desenvolvimento do tema ainda é limitado entre os participantes.
Abstract: This research aimed to understand the social, economic and cognitive profile in relation to Financial Education of students in the 9th grade of elementary school in a public school in the city of Araruna, Paraíba. Based on the discussion of Financial Education and on the concepts of mathematics for the 9th year of Elementary School, we sought to support the research through some scholars who deal with the topic, as well as the official documents that are in force: National Base Curricular Common – BNCC (BRASIL, 2017), the National Curriculum Guidelines for Basic Education – DCN (BRASIL, 2013) and the Transversal Contemporary Themes – TCT. As a research and data collection mechanism, an approach characterized by an exploratory and descriptive study was used, using the questionnaire instrument as a technique. The study included 53 students from three 9th grade classes, from the afternoon shift of a public school in the city of Araruna - PB, out of 83 enrolled students. The action methodology began with the application of a face-to-face questionnaire, as the municipality's schools are in the hybrid education system, with students going to school every other week. The survey results identified important characteristics, such as: students are mostly low-income; have heard about financial education, even if in a superficial way; they have parents who provide guidance on the use of money and who consider the issue important to their lives. As for the mathematical knowledge about financial education, it was evidenced that: difficulties in carrying out problems involving the discussion of percentage; insecurity in the use of calculation rules and difficulty in understanding the problems, as some were unable to interpret the statement and ended up not reaching the desired result. We conclude that the Financial Education approach is still superficial in the participating school and that it should be widely discussed in all elementary school school years to ensure that students can use the money in their favor, as the time frame for the development of theme is still limited among participants.
Palavras-chave: Educação financeira
Sequência didática
Matemática no ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21687
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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