Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEl Katter, Kamiliya-
dc.date.accessioned2021-12-22T14:04:03Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-22T14:04:03Z-
dc.date.issued2021-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21688-
dc.description.abstractThe choice of a profession, as well as an undergraduate course, which covers both aspects of demand by students and supply by universities, and, therefore, is a dilemma faced by many students and that a wrong choice can entail in personal and financial losses, authors such as Garcia and Dersio (2007) and Lagioia et. al (2007), investigated the circumstances that lead students to such a decision for the Administration and Accounting courses, respectively. Thus, as verifying student expectations improves the relationship between the university and students, which is beneficial for both and there is a gap for this discussion in Economics, this research aims to capture the perception of students in Economic Sciences of UFPB regarding their formation, as well as the process of changing their expectations. For this purpose, two data sources were used, one secondary, collected at the university and the other primary, obtained through the application of online questionnaires (one pilot and one definitive) with which students were asked about their expectations. Thus, it was observed that students changed their expectations in different aspects. Due to the fact that most of the interviewed students have little or no knowledge about the Political Pedagogical Project of the course, they feel that their expectations regarding the subjects and skills they would develop during their graduation were not met. Another change in perceived perception was in relation to the area of expertise, since more than half of the analyzed sample showed a lack of interest in working in the training area. In addition, students' income expectations show how students, on average, do not expect an increase in income in the long term and how the pandemic scenario has affected their perception of salaries. A simulation carried out in the questionnaire, in which respondents were asked about their expectation of future income within and outside a pandemic context, indicated that students expect lower incomes when the pandemic is mentioned.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-12-22T14:04:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KEK22122021.pdf: 667002 bytes, checksum: 8565f69d617d48056eb8a1b373077ac6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-22T14:04:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KEK22122021.pdf: 667002 bytes, checksum: 8565f69d617d48056eb8a1b373077ac6 (MD5) Previous issue date: 2021-07-07en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectGraduação em Ciências Econômicas - UFPBpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleMudanças de expectativa dos estudantes quanto a profissão escolhida após ingresso no ensino superior: um estudo de caso para os graduandos em Ciências Econômicas da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Mércia Santos da-
dc.description.resumoA escolha de uma profissão, bem como de curso de graduação, a qual abrange tanto aspectos da demanda por parte dos alunos quanto da oferta por parte das universidades, e, portanto, é um dilema enfrentado por muitos estudantes e que uma escolha equivocada pode acarretar em prejuízos pessoais e financeiros, autores como Garcia e Dersio (2007) e Lagioia et. al (2007), investigaram as circunstâncias que levam os alunos a tal decisão para os cursos de Administração e Contabilidade respectivamente. Dessa maneira, visto que verificar as expectativas dos alunos melhora a relação entre a universidade e os discentes, o que é benéfico para ambos e havendo uma brecha para essa discussão na Economia, na presente pesquisa objetiva-se captar a percepção dos estudantes de Ciências Econômicas da UFPB quanto a sua formação, bem como o processo de mudança de expectativas destes. Para tanto, foram utilizadas duas fontes de dados, uma secundária, coletada junto à universidade e outra primária, obtida por meio da aplicação de questionários online (um piloto e outro definitivo) com o qual os discentes foram perguntados sobre suas expectativas. Desse modo, observou-se que os alunos mudaram suas expectativas em diferentes aspectos. Pelo fato da maioria dos alunos entrevistados terem pouco ou nenhum conhecimento sobre o Projeto Político Pedagógico do curso, eles sentem que suas expectativas quanto as disciplinas e habilidades que desenvolveriam durante a graduação não foram atendidas. Outra mudança de percepção percebida foi em relação a área de atuação, uma vez que mais da metade da amostra analisada demonstrou desinteresse em atuar na área de formação. Além disso, as expectativas de renda dos discentes evidenciam como os alunos, na média, não expectam um aumento de renda no longo prazo e como o cenário pandêmico afetou sua percepção em relação aos salários. Uma simulação realizada no questionário, na qual os respondentes foram inquiridos sobre sua expectativa de renda futura dentro e fora de um contexto pandêmico, indicou que os discentes esperam rendas menores quando a pandemia é mencionada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEK22122021.pdf651,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons