Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21704
Tipo: | Dissertação |
Título: | O analista de negócios comunicador criativo: um modelo de competências para um perfil estratégico na concepção de projetos digitais |
Autor(es): | Silva Junior, José Arnaud da |
Primeiro Orientador: | Anjos, Eudisley Gomes dos |
Primeiro Coorientador: | Ricarte, Danielle Rousy Dias |
Resumo: | As competências emocionais, conhecidas também como soft skills, têm sido destaques, nos últimos anos, no âmbito da carreira profissional e dos recursos humanos. O que antes eram vistas como aptidões secundárias dos profissionais, atualmente, despontam como verdadeiros know-hows para o sucesso dos empreendimentos. Hoje, o pensamento é incontestável nas organizações: um grande projeto pode não prosperar por simples falta de engajamento humano. Como recurso de conexão destas lacunas, este trabalho propõe a caracterização de um perfil, por meio de um modelo de competências, do profissional analista de negócios. A perspectiva é constituir uma abordagem com viés nas habilidades da comunicabilidade, criatividade, o relacionamento interpessoal e o conhecimento de mercado, como meios de estímulos na construção de melhores resultados criativos, nos processos de concepção de projetos. O desenvolvimento desta dissertação adota como metodologia o conceito de Métodos Mistos descritos por Creswell e Plano Clark. A pesquisa, de caráter exploratória, ocorre em dois momentos: o primeiro, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, empregando a revisão da literatura para embasamento da composição do modelo de competências. Em seguida, uma abordagem quantitativa, por meio do levantamento por survey, para ouvir o mercado e as perspectivas dos líderes de projeto acerca dos desafios criativos em suas equipes, pondo em validação o modelo de competências constituído. Como desfecho, a interpretação por Métodos Mistos apontou um alto índice de convergência entre os resultados das duas abordagens, considerando, portanto, como conclusiva, que o perfil comunicador criativo do analista de negócios é um relevante recurso estratégico para o êxito do desenvolvimento de projetos. |
Abstract: | Emotional skills, also soft skills, have been highlighted in recent years in the scope of professional careers and human resources. What used to be seen as secondary skills of professionals, nowadays, emerge as true know-how for the success of the ventures. Today, the thinking is indisputable in associations: a great project may not prosper due to a simple lack of human engagement. As a resource for connecting these gaps, this work offers the characterization of a profile, through a competency model, of the professional business analyst. The perspective is to establish an approach with a bias in the skills of communicability, creativity, interpersonal relationships and market knowledge, as means of stimuli in the construction of better creative results in the project design processes. The development of this dissertation adopts as methodology the concept of Mixed methods success by Creswell and Clark Plan. The research, of an exploratory nature, takes place in two stages: the first, it uses a qualitative approach, using a literature review to support the composition of the competency model. Then, a quantitative approach, through a survey, to listen to the market and the perspectives of project leaders about the creative challenges in their teams, putting the model of constituted competences into validation. As a result, the interpretation by Mixed Methods showed a high rate of convergence between the results of the two approaches, considering, therefore, as conclusive, that the creative communicator profile of the business analyst is an important strategic resource for the development of project development. |
Palavras-chave: | Analista de negócios Comunicação criativa Cultura organizacional Desenvolvimento de projetos Business analyst Creative communication Organizational culture Project development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21704 |
Data do documento: | 18-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoseArnaudDaSilvaJunior_Dissert.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons