Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21716
Tipo: TCC
Título: ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE PANDEMIA: CONCEPÇÕES E DEMANDAS ACERCA DO TRABALHO NO ENSINO REMOTO
Autor(es): Élder Freitas Santana da Silva, Glaydson
Primeiro Orientador: de Sousa Braz Aquino, Fabíola
Resumo: Em meados de março de 2020, a pandemia da Covid-19, doença advinda do novo coronavírus, instaurou-se abruptamente e se consolidou como um dos marcos históricos mais impactantes do atual século XXI. Devido à alta transmissibilidade do vírus e consequente risco de sobrecarga dos sistemas de saúde, uma das primeiras ações para o evitar o adoecimento em massa da população consistiu na necessidade de isolamento domiciliar. A partir disso, diversos setores sociais precisaram reorganizar as suas práticas e espaços de atuação, dentre eles, os escolares. Nesse sentido, as instituições de ensino buscaram, rapidamente, adaptar as formas de oferta educacional e encontrar maneiras de manter o processo de escolarização ainda no período da pandemia. Dessa forma, as ferramentas disponibilizadas por meio das plataformas virtuais se tornaram a principal opção para o atual momento de ensino e, com isso, diversas instituições educacionais ao redor do planeta aderiram à modalidade de Ensino Remoto Emergencial. Com o objetivo de investigar como as pesquisas atuais vêm abordando essa questão, foram realizados nesse trabalho dois estudos de levantamento da literatura que tiveram como objetivo principal apreender a complexidade do papel do psicólogo escolar nas instituições de ensino do país e em demais contextos. Para tanto, no primeiro estudo foi realizado um levantamento em bases de dados científicas, nacionais e internacionais, sobre a prática em Psicologia Escolar nos últimos dez anos. Quanto ao segundo estudo, pretendeu-se conhecer os impactos do atual momento de pandemia e ensino remoto e, sobretudo, as práticas de psicólogos escolares situados nesse contexto, a partir de produções nacionais e internacionais. Verificou-se, a partir do primeiro estudo, que existem especificidades na atuação profissional em Psicologia Escolar nos diversos contextos. Todavia, a partir das análises realizadas através das produções selecionadas para o segundo estudo, percebeu-se uma gama de fatores semelhantes no que se refere a vivência e prática profissional dentro do cenário de pandemia e ensino remoto. Pretendeu-se com essa pesquisa bibliográfica apreender a complexidade do atual momento educacional, assim como os impactos da adesão forçada e abrupta ao modelo de ensino remoto e, principalmente, identificar as práticas e possibilidades de atuação de profissionais de Psicologia Escolar inseridos no referido contexto de educação. Por fim, as análises realizadas permitiram a ampliação do conhecimento acerca das práticas de psicólogos escolares nos diferentes contextos educacionais, e, especialmente no que concerne ao atual momento histórico. Defende-se, portanto, a importância da implementação efetiva de profissionais de Psicologia Escolar nas instituições de educação, a fim de contribuir com os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento dos atores institucionais.
Abstract: In mid-March 2020, the Covid-19 pandemic, a disease arising from the new coronavirus, abruptly set in and consolidated itself as one of the most impacting landmarks of the current 21st century. Due to the high transmissibility of the virus and the consequent risk of overloading the health systems, one of the first actions to prevent mass illness of the population was the need for home isolation. From this, several social sectors needed to reorganize their practices and spaces of action, among them, the schools. In this sense, educational institutions quickly sought to adapt the forms of educational provision and find ways to maintain the schooling process even during the pandemic period. In this way, the tools made available through virtual platforms have become the main option for the current educational moment and, as a result, several educational institutions around the planet have joined the Emergency Remote Teaching modality. With the aim of investigating how current research has addressed this issue, two studies were carried out in this work to survey the literature whose main objective was to apprehend the complexity of the role of school psychologists in educational institutions in the country and in other contexts. Therefore, in the first study, a survey of national and international scientific databases on the practice in School Psychology in the last ten years was carried out. As for the second study, it was intended to know the impacts of the current moment of pandemic and remote teaching and, above all, the practices of school psychologists located in this context, based on national and international productions. It was verified, from the first study, that there are specificities in the professional performance in School Psychology in different contexts. However, from the analyzes carried out through the productions selected for the second study, a range of similar factors was perceived regarding the professional experience and practice within the pandemic scenario and remote teaching. The aim of this bibliographical research was to apprehend the complexity of the current educational moment, as well as the impacts of forced and abrupt adherence to the remote teaching model and, mainly, to identify the practices and possibilities of performance of School Psychology professionals inserted in the referred context of education. Lastly, the analyzes carried out allowed the expansion of knowledge about the practices of school psychologists in different educational contexts, and especially with regard to the current historical moment. It defends, therefore, the importance of the effective implementation of School Psychology professionals in educational institutions, in order to contribute to the teaching, learning and development processes of institutional actors.
Palavras-chave: Psicologia Escolar
Ensino Remoto Emergencial
Covid-19
atuação
School psychology
Emergency Remote Teaching
practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21716
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEFSS23122021.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.