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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21728| Tipo: | TCC |
| Título: | O Protagonismo de Catharina Moura e os Impressos Do Jornal “A União” na Construção da Educação da Mulher no Século Xx: Um Estudo Bibliográfico. |
| Autor(es): | MENDES, MICHELLINE ANDRE |
| Primeiro Orientador: | Lopes Goldfarb, Maria Patrícia |
| Resumo: | Este trabalho analisa as discussões de gênero, o papel social da mulher pré-estabelecido como uma espécie de “padrão natural” imposto pela sociedade no século XX, naturalizando as ações no desempenho do papel da mulher. A relevância do trabalho se estabelece no tocante a compreensão dos papeis como “vocação da mulher” e a maternidade como “obrigação”, limitando-a aos “afazeres do lar”. Desenvolve uma análise dos discursos sobre as práticas educacionais e o papel da mulher através de impressos dos jornais da Paraíba naquela época, através do discurso feminista da advogada e educadora Catharina Moura, propagado na 8ª conferência de título “Os direitos da mulher” na Parahyba do Norte no Teatro Santa Rosa em 30 de março de 1913. De modo a dialogar com a análise de discursos sobre as práticas educacionais, e o papel da mulher através de impressos dos jornais, precisamente o jornal da União (órgão oficial do estado). A fim de compreender como a partir desses informes foram construídos os “modelos” de formação das identidades de gênero, a educação da mulher, as políticas educacionais, os processos educacionais, bem como os episódios sobre a educação da mulher na sociedade paraibana naquela época. Para tal, foi feita uma pesquisa bibliográfica, seguida de análise dos dados coletados |
| Abstract: | This paper analyzes gender discussions, the pre-established social role of women as a kind of “natural pattern” imposed by society in the 20th century, naturalizing actions in the performance of women's roles. The relevance of the work is established with regard to the understanding of roles as a “women's vocation” and motherhood as an “obligation”, limiting it to “household chores”. Develops an analysis of discourses on educational practices and the role of women through newspapers in Paraíba at that time, through the feminist discourse of lawyer and educator Catharina Moura, propagated at the 8th conference entitled "Women's rights" at Parahyba do Norte at the Santa Rosa Theater on March 30, 1913. In order to dialogue with the analysis of discourses on educational practices, and the role of women through newspaper prints, precisely the Union newspaper (official state agency). In order to understand how from these reports the “models” for the formation of gender identities, women's education, educational policies, educational processes, as well as episodes about women's education in Paraíba society at that time were constructed. To this end, a bibliographic research was carried out, followed by analysis of the collected data. |
| Palavras-chave: | Catharina Moura. Feminismo. Papel da mulher. Impresso. Jornal A União |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21728 |
| Data do documento: | 12-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
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