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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamo, Josefa Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-28T13:41:54Z-
dc.date.available2021-12-27-
dc.date.available2021-12-28T13:41:54Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21732-
dc.description.abstractThispresentcoursecompletionworkaimstounderstandhoweducatorsuseplayfulnessintheearlyyearsofbasiceducation,eveninthefaceofthechallengesof a covid-19 pandemic scenario, where the solution found was non-presential and blendedteachingacrossthecountry. Inmethodologicalterms,weworkwithbibliographical research, whose purpose was to review the literature relevant to thetheme of playfulness in the early years. We also use the decrees and laws that covereducation(earlyyears).Inaddition,wealsoworkwithaquestionnairecreatedthroughGoogleForms,senttoteachersthroughtheWhatsAppapplication,beingthis a qualitative and quantitative research of analysis of the obtained data. ThreepublicschoolsinthemunicipalityofGuarabiraofthestateofParaíbawereselectedto carry out this collection. Regarding the theoretical part, authors such as: Piaget(1976), Kishimoto (1996) and Mota (2009) they serve as support for the debateinitiated for the early years of basic education and the use of playfulness. The workcontinues as another production that tends to contribute to Brazilian education and itsvariousspacesofdevelopm.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-12-28T13:41:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMSR27122021 Pedagogia EAD.pdf: 1038823 bytes, checksum: 9052d9d4fc742d71b4900a2d0cb9c6b7 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino lúdicopt_BR
dc.subjectPandemia - Covid 19pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental: como os educadores o utilizam durante a pandemiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.description.resumoEste presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo entender como os educadores utilizam o lúdico nos anos iniciais da educação básica, mesmo diante dos desafios de um cenário de pandemia da covid-19, onde a solução encontrada foi o ensino não presencial e semi presencial em todo o país. Em termos metodológico,trabalhamos com pesquisa bibliográfica, cujo fim veio ser a revisão da literatura pertinente à temática do lúdico nos anos iniciais.Também recorremos aos decretos e leis que contemplam a educação (anos iniciais). Para além, trabalhamos ainda com questionário criado por meio de Google Forms, enviado para professores pelo aplicativo de WhatsApp, sendo essa uma pesquisa qualitativa e quantitativa de análise dos dados obtidos. Três escolas da rede pública do município de Guarabira do estado da Paraíba foram selecionadas para a efetivação dessa coleta. No que pese a parte teórica, autores como: Piaget (1976), Kishimoto (1996) e Mota (2009) servem como suporte do debate instaurado para os anos iniciais da educação básica e a utilização do lúdico. O trabalho segue como mais uma produção que tende a contribuir com a educação brasileira e seus vários espaços d edesenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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