Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho Filho, Land Seixas de-
dc.date.accessioned2021-12-29T17:35:52Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-29T17:35:52Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21763-
dc.description.abstractInformation systems produce the information that organizations need to properly perform their activities. However, the quality of information needs to be evaluated for it to fulfill its purpose. In the present study, carried out at the Superintendence of Environmental Administration (SUDEMA), the SUDEMA OnLine (SOL) system was researched, whose purpose is to provide more efficiency to internal activities, to assist managers in decision-making. Thus, the objective of the research was to verify the quality of information produced by the SOL information system, from the perspective of employees. The research had an exploratory character, in the format of a field study, and evidence was collected at the environmental agency, through a questionnaire applied to 23 employees who use the SOL system in their activities. The data collection instrument was developed based on the studies by Pipino, Lee, and Wang (2002) who defined 16 dimensions for the analysis of information quality. The main results indicated that, in general, the SOL system was evaluated positively by the respondents, mainly in terms of relevance, accessibility, veracity, consistency, errorfree, reliability, and adding value. On the other hand, the dimensions of integrity and ease of handling can be enhanced by the institution to make the system more efficient.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-12-29T17:35:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSCF29122021.pdf: 1208863 bytes, checksum: 105602f9b518a99822215172b4e6ef68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-29T17:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSCF29122021.pdf: 1208863 bytes, checksum: 105602f9b518a99822215172b4e6ef68 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInformações contábeispt_BR
dc.subjectSistemas de informações gerenciaispt_BR
dc.subjectSistema de informaçãopt_BR
dc.subjectQualidade da informaçãopt_BR
dc.subjectSuperintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA)pt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleAnálise da qualidade da informação gerada por um sistema de informação: um estudo na SUDEMApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Simone Bastos-
dc.description.resumoOs sistemas de informações produzem a informação de que as organizações precisam para desempenharem adequadamente suas atividades. Todavia, a qualidade da informação precisa ser avaliada para que esta cumpra sua finalidade. No presente estudo, realizado na Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), pesquisou-se o sistema SUDEMA OnLine (SOL), cuja finalidade é propiciar mais eficiência às atividades internas, de modo a auxiliar os gestores na tomada de decisões. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a qualidade da informação produzida pelo sistema de informação SOL, na perspectiva dos funcionários. A pesquisa teve um caráter exploratório, no formato de estudo de campo, e coletaram-se as evidências no órgão ambiental, por meio de questionário aplicado a 23 funcionários, que utilizam o sistema SOL nas suas atividades. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base nos estudos de Pipino, Lee e Wang (2002) que definiram 16 dimensões para a análise da qualidade da informação. Os principais resultados indicaram que, de modo geral, o sistema SOL foi avaliado positivamente pelos pesquisados, principalmente, quanto à relevância, acessibilidade, veracidade, consistência, livre de erros, confiabilidade e agregação de valor. Já, as dimensões integridade e facilidade de manipulação podem ser melhoradas pela instituição para tornar o sistema mais eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSCF29122021.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons