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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21788| Tipo: | TCC |
| Título: | O impacto da COVID-19 no cotidiano dos estudantes universitários: desempenho acadêmico, desafios e oportunidades |
| Autor(es): | Silva, Raquel Bezerra da |
| Primeiro Orientador: | Feitosa, Antônia Arisdélia Fonseca Matias |
| Resumo: | A pandemia pela COVID-19 foi decretada em 17 de março de 2020. A disseminação do vírus SARS-CoV-2 causou um impacto no cotidiano da sociedade. Foram necessárias diversas medidas de isolamento a fim de evitar a transmissão comunitária. Neste contexto, as universidades públicas adotaram o regime remoto emergencial de ensino para manter as atividades pedagógicas. O objetivo desse estudo foi analisar os impactos da pandemia no cotidiano institucional e acadêmico de estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), envolvendo 353 estudantes, de 93 cursos, com idades entre 17 e 78 anos, representando todos os centros da instituição. Os dados foram obtidos a partir de documentos oficiais da UFPB e por meio de um questionário semiestruturado aplicado junto aos alunos participantes. A Universidade instituiu normativas para regulamentar o Ensino Emergencial Remoto e criou uma comissão de enfrentamento a COVID-19 que presta esclarecimentos e recomendações para conduzir as atividades de forma digital. Houve auxilio instrumental e de inclusão digital para os alunos necessitados e atendimento psicológico emergencial. Dos participantes 7 em cada 10 consideram não possuir um ambiente adequado para conduzir seus compromissos acadêmicos. Se queixando de dificuldades estruturais, barulhos externos e internos a seus lares e falta de apoio familiar. Foi possível observar um padrão no discurso dos participantes e formular quatro categorias: Percepção de funcionalidade com 12,6% dos participantes; Percepção de sensibilidade e empatia com 42,6%; Percepção Individualista com 28% e Percepção de crítica e repulsa com 16,8%. Quanto à saúde mental 72,2% dos participantes afirma ter doenças psicológicas, e esses desenvolveram ou agravaram durante a pandemia, as doenças mais citadas são ansiedade e depressão. Contudo, 84,1% dos estudantes admitem que o prazo do seu curso será estendido, e os índices de reprovações são de 13,3% e de evasão das disciplinas de 39,1%. Por fim, os alunos reconhecem que o ensino remoto possui vantagens e desvantagem na garantia do desempenho acadêmico, mas os resultados indicam que eles estão desmotivados, estressados, mal compreendidos e aprendendo pouco. Entende-se que a casa pode não ser um ambiente planejado para as responsabilidades acadêmicas, mas, a partir do contexto da pandemia, os lares possam ser repensados como extensores das universidades. Pois, a nova era da educação online aparenta ter vindo pra ficar, e, a princípio exige investimento e apoio. Espera-se que esse trabalho contribua com a gestão universitária ao gerenciar os processos educativos com estratégias mais adequadas às demandas reais que envolvem a comunidade acadêmica. Desta forma, o ensino superior estará colaborando para uma educação mais justa. |
| Abstract: | The COVID-19 pandemic was enacted on March 17, 2020. The spread of the SARS-CoV-2 virus had an impact on the daily lives of society. Several isolation measures were needed to prevent community transmission. In this context, public universities adopted emergency remote classes to maintain pedagogical activities. The aim of this study was to analyze the pandemic impacts on the institutional and academic routines of university students. It is a qualitative research, with methodological strategies related to case studies and documental research. The study was carried out at the Federal University of Paraíba (UFPB), involving 353 students from 93 different courses, aged between 17 and 78 years, representing all centers of the institution. The data were obtained from official UFPB documents and through a semi-structured questionnaire applied to participating students. The University provided regulations to the Remote Emergency Education and created a committee to confront COVID-19 that provides clarifications and recommendations for conducting activities digitally. There was structural and digital inclusion assistance for students in need alongside with emergency psychological assistances. Of the participants, 7 out of 10 consider that they do not have an adequate environment to conduct their academic assignments. Complaining of structural difficulties, noises outside and inside their homes and lack of family support. It was possible to observe a pattern in the participants' speech and formulate four categories: Perception of functionality with 12.6% of the participants; Perception of sensitivity and empathy with 42.6%; Individualist Perception with 28% and Perception of criticism and disgust with 16.8%. As for mental health, 72.2% of the participants claim to have psychological illnesses, and these developed or worsened during the pandemic, the most mentioned illnesses are anxiety and depression. However, 84.1% of students admit that they needed to extend the term of their course, and the failure rates are 13.3% and evasion rates of 39.1%. Finally, students recognize that remote learning has advantages and disadvantages in ensuring academic performance, but the results indicate that they are unmotivated, stressed, poorly understood and learning less. It is understood that the home environment may not be a planned place for academic responsibilities, but, from the context of the pandemic, homes may be rethought as extensions of universities. For the new era of online education appears to be here to stay, and at first it requires investment and support. It is expected that this work will contribute to university management of strategical educational processes that are more appropriate to the real demands that involve the academic community. This way the University Education will be contributing on a more equal and just educational system. |
| Palavras-chave: | Pandemia de COVID-19 - Ensino remoto Universidade pública - Pandemia Ensino remoto -Ambientes virtuais de aprendizagem Processo de aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21788 |
| Data do documento: | 7-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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