Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Joéverton de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-12-30T17:39:55Z-
dc.date.available2021-12-30-
dc.date.available2021-12-30T17:39:55Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21790-
dc.description.abstractThe present work had as its central theme the use of methodological resources for teaching Mathematics, with the cutout for teaching Combinatorics. The central objective of our research went to get up didactic resources aimed at teaching Combinatorial Analysis on Basic Education. The study was qualitative, exploratory type, with data survey in articles and books, as well as on the Internet network. Our survey was not intended to account for all the resources that can be used in teaching Combinatorics and by the end of this study, we did the study of seven resources some of them well known in working with Geometry content, like Geogebra, but little known in the treatment of Combinatorics in classroom. Our survey highlighted the potentials and limitations of the resources that we highlighted throughout the research, exemplifying its use through experiences reported in studies of the same resources. We concluded our study highlighting the importance that teachers who teach Mathematics know about resources that can improve the teaching of Basic Education contents and, as a consequence, raise the level of learning for our students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-12-30T17:39:54Z No. of bitstreams: 1 JOM30122021.pdf: 1967122 bytes, checksum: 853786b53a2ab69de2931c678681cd54 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-30T17:39:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOM30122021.pdf: 1967122 bytes, checksum: 853786b53a2ab69de2931c678681cd54 (MD5) Previous issue date: 2021-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de combinatóriapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectJogos e materiais didáticospt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.titleRecursos didáticos para o ensino de combinatóriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como tema central o uso de recursos metodológicos para o ensino de Matemática, com o recorte para o ensino de Combinatória. O objetivo central de nossa pesquisa foi levantar recursos didáticos dirigidos ao ensino de Análise Combinatória na Educação Básica. O estudo foi qualitativo, do tipo exploratório, com levantamento de dados em artigo s e livros, bem como na rede de Internet. Nosso levantamento não teve a intenção de dar conta de todos os recursos que podem ser utilizados no ensino de Combinatória e até o final do presente estudo, fizemos o estudo de sete recursos, alguns deles bastante conhecidos no trabalho com conteúdos de Geometria, a exemplo do Geo Gebra, mas pouco conhecidos no tratamento de Combinatória em sala de aula. Nosso levantamento destacou as potencialidades e limitações dos recursos que destacamos ao longo da pesquisa, exe mplificando seu uso por meio de experiências relatadas em estudos dos mesmos recursos. Concluímos nosso estudo ressaltando a importância de que professores que ensinam Matemática conheçam recursos que possam melhorar o ensino dos conteúdos da Educação Básica e, como consequência, elevar o nível da aprendizagem de nossos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOM30122021.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.