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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21797
Tipo: TCC
Título: PRÁTICAS E DIFICULDADES EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA
Autor(es): Silva, Marilhia Karoline Gomes da
Primeiro Orientador: Oliveira, Isabel Cristina Vasconcelos de
Resumo: O presente estudo teve objetivo avaliar a percepção dos profissionais de psicologia acerca da prática da Avaliação Psicológica e dificuldades enfrentadas na atividade. Participaram deste estudo 388 psicólogos com idades entre 22 a 56 anos (M = 32,41; DP = 7,54) que desempenhavam essa prática profissional no contexto brasileiro. Os participantes responderam a um questionário elaborado para esse fim, analisado mediante análises descritivas e de discurso. Os resultados apontaram que as sessões de avaliação psicológica duram, em média 51,9 minutos (DP = 10,59), e que os profissionais utilizam, mais frequentemente, a entrevista (98,4%) e a observação (96,3%) como os principais recursos avaliativos, sendo o tipo de entrevista mais empregado o semiestruturado (65,0%). Acerca dos testes psicológicos administrados, houve uma priorização de testes projetivos e expressivos de personalidade, se comparados àqueles de autorrelato, e uma maior variabilidade dentre os testes neuropsicológicos utilizados e voltados à avaliação de habilidades específicas. Os psicólogos informaram que o público-alvo atendido mais recorrentemente era o adulto (80,9%), sendo estes atendidos por encaminhamento médico (59,2%). Sobre a percepção dos profissionais sobre a prática, verificou-se uma associação da palavra “Falta” aos termos “teste”, “valor”, “demanda”, “dificuldade” e “paciente”, sugerindo dificuldades associadas ao próprio processo avaliativo (como pacientes e demandas complexas) ou a dificuldade de aquisição de testes psicológicos e baixa valorização da AP. Da mesma forma, a palavra “valor” associou-se aos termos “avaliação psicológica”, “saúde” e “público”, podendo indicar que a processo avaliativo não é valorizado pelo público. Esses resultados podem contribuir para o desenvolvimento e reflexões na área de Avaliação Psicológica.
Abstract: This study aimed to assess the perception of psychology professionals about the practice of Psychological Assessment and the difficulties faced in the activity. A total of 388 psychologists aged between 22 and 56 years old (M = 32.41; SD = 7.54) who performed this professional practice in the Brazilian context participated in this study. Participants answered a questionnaire designed for this purpose, analyzed through descriptive and discourse analysis. The results showed that the psychological assessment sessions last an average of 51.9 minutes (SD = 10.59), and that professionals use interview (98.4%) and observation (96.3%) more frequently. ) as the main evaluative resources, the most used type of interview being semi-structured (65.0%). Regarding administered psychological tests, there was a prioritization of projective and expressive personality tests, when compared to those of selfreport, and a greater variability among the neuropsychological tests used and aimed at the assessment of specific skills. Psychologists reported that the target audience most recurrently attended was adults (80.9%), who were assisted by medical referral (59.2%). Regarding the perception of professionals about the practice, there was an association of the word "Lack" with the terms "test", "value", "demand", "difficulty" and "patient", suggesting difficulties associated with the evaluation process itself (such as patients and complex demands) or the difficulty of acquiring psychological tests and low valuation of PA. Likewise, the word “value” was associated with the terms “psychological assessment”, “health” and “public”, which may indicate that the evaluation process is not valued by the public. These results can contribute to the development and reflections in the field of Psychological Assessment
Palavras-chave: Avaliação Psicológica; testes; prática profissional; dificuldades; recursos avaliativos.
Psychological Assessment; tests; professional practice; difficulties; evaluative resources.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21797
Data do documento: 6-Dez-2021
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