Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21800
Tipo: TCC
Título: O CONSUMISMO E A MIDIATIZAÇÃO NA ATUALIDADE
Autor(es): COSTA BEZERRA, ANDREZA
Primeiro Orientador: Azevedo Gomes de Leon, Adriano
Resumo: Na sociedade capitalista o consumo surge como uma ferramenta essencial e que se manifesta de diversas maneiras ao longo das décadas. A partir das mudanças ocorridas na sociedade, na economia e na cultura, o consumo adquire uma nova significação que foge à necessidade, se colocando como consumismo, consumo exagerado que afeta os sujeitos e seus modos de viver e relacionar-se. É a partir disso que o presente trabalho pretende abordar a temática do consumo a partir da psicanálise, pensando seus aspectos históricos e analisando suas consequências já que esse fato se coloca enquanto modalidade de gozo que revela a ordem de um excesso presente na atualidade. Mais especificamente, o trabalho visa avaliar também os efeitos da midiatização, tendo em vista o acesso difundido dos meios de comunicação na atualidade. Dito isso, cabe pensar de que forma se situa o lugar da psicanálise num mundo que produz incessantemente e que tem como objetivo a saturação dos sujeitos através de objetos, produtos, serviços e consequentemente de gozo, tendo em vista que a psicanálise se situa na direção oposta, apostando no vazio como parte constituinte do sujeito.
Abstract: In capitalista society, consumption appears as a essencial tool for times. With the changes in economy and culture, the consumption took a new face: the consumerism. It affects the society and its relations. Thes paper means to approach the consumption through psychoanalysis, by its historical aspects as well as the jouissance modality. This pape ris also about the mídia effects nowadays. So, the question is: what is the focus of psychoanalysis. In a world that just have got satured subjects of desirem services and products which are full of jouissance and emptiness. Psychoanalysis has a contrary path, with a bet in a subject always searching for something.
Palavras-chave: consumismo,
gozo,
midiatização
discurso,
psicanálise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21800
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.O consumismo e a mudiatização na atualidade.versãofinal.pdf291,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons