Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSulpino, Ana Paula Martins-
dc.date.accessioned2022-01-11T13:10:53Z-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-11T13:10:53Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21808-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to know the pedagogical practices developed to promote the literacy of children with Down Syndrome (DS), and specific objectives to reflect on the importance of the literacy process for these children and to verify how the school inclusion of children occurs. children with Down syndrome. It is a descriptive study of the bibliographic type, the research was carried out in the following databases: Portal Capes and Academic Google using the following keywords: Down Syndrome; literacy; pedagogical actions. The sample consisted of 11 articles and 2 dissertations disseminated in 8 journals in the Portal Capes and Google Academic databases. The analysis of this review verified how the pedagogical actions are being applied in schools for the acquisition of literacy and literacy for these children. The results show that, in general, teachers do not use any specific method or curriculum adaptation for the pedagogical practice in the literacy process of this target audience, however it was observed that children with DS who attend regular school, acquire significant benefits for their development cognitive and social. Therefore, it is concluded that children with Down syndrome need trained professionals and adequate teaching practices that encourage their physical and intellectual development early on so that there is progress in the schooling process in the literacy cycle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-11T13:10:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APMS10012022.pdf: 338764 bytes, checksum: a701e23ba8d224e63bff7783fc3aa0dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-11T13:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APMS10012022.pdf: 338764 bytes, checksum: a701e23ba8d224e63bff7783fc3aa0dc (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleProcesso de alfabetização de crianças com Síndrome de Down: o que dizem os estudos mais recentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria Andrade da-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho consiste em conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas para promoção da alfabetização de crianças com Síndrome de Down (SD), e objetivos específicos de refletir sobre a importância do processo de alfabetização para estas crianças e de verificar como ocorre a inclusão escolar das crianças com Síndrome de Down. É um estudo descritivo do tipo bibliográfico, a pesquisa foi realizada nas bases de dados: Portal Capes e Google Acadêmico a partir das seguintes palavras-chave: Síndrome de Down; alfabetização; ações pedagógicas. A amostra foi constituída de 11 artigos e 2 dissertações disseminados em 8 periódicos na base de dados Portal Capes e Google Acadêmico. A análise dessa revisão, verificou como estão sendo aplicadas as ações pedagógicas nas escolas para a aquisição da alfabetização e letramento dessas crianças. Os resultados apontam que, de modo geral, os professores não utilizam de algum método específico ou adaptação curricular para a prática pedagógica no processo de alfabetização deste público alvo, entretanto observou que crianças com SD que frequentam escola regular, adquirem benefícios significativos para o seu desenvolvimento cognitivo e social. Portanto, conclui-se que a criança com síndrome de Down necessita de profissionais capacitados e práticas pedagógicas adequadas que estimulem logo cedo o seu desenvolvimento físico e intelectual para que haja avanços no processo de escolarização no ciclo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APMS10012022.pdf330,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons