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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21809
Tipo: TCC
Título: RESSONÂNCIAS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS: UMA LEITURA PSICANALÍTICA
Autor(es): SAMPAIO, HELDA FADJA NEVES
Primeiro Orientador: Monteiro, Cleide Pereira
Resumo: Sampaio, Helda F. N. (2021). Ressonâncias das tecnologias de informação e comunicação nas subjetividades contemporâneas: uma leitura psicanalítica. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Psicologia). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Este trabalho tem como objetivo investigar as ressonâncias das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de subjetivação dos sujeitos contemporâneos, à luz da psicanálise, focando mais especificamente nas reverberações apontadas como negativas ou potencialmente ameaçadoras. Para tanto, busca-se conhecer o funcionamento básico da internet no que diz respeito aos seus algoritmos e sua relação com o processo de subjetivação; verificar a articulação do capitalismo com o desenvolvimento tecnológico e compreender em que medida as noções do inconsciente freudiano, sujeito do inconsciente, pulsão e gozo podem contribuir para se pensar essa subjetividade emergente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo por base o levantamento bibliográfico da literatura disponível sobre as tecnologias de informação e comunicação, assim como da literatura psicanalítica. Recursos tecnológicos como vídeos e outras publicações virtuais, disponíveis na internet, são também utilizados como fonte de pesquisa. Não obstante os grandiosos benefícios advindos com o avançado desenvolvimento tecnológico, a convivência excessiva com as tecnologias digitais e suas repercussões sobre o sujeito e a sociedade têm suscitado preocupações e crescentes debates na atualidade. Os resultados obtidos com a presente pesquisa demonstram que a evolução humana e a tecnologia sempre caminharam juntas e que o capitalismo se apossa desde muito cedo do fazer e do saber humano, mantendo-os sob rigoroso controle até os dias atuais. Assim continua a fazê-lo no território da internet, capitaneado pelas chamadas Big Techs, onde o dispositivo hipermoderno dos algorítmicos digitais, aliado ao Big Data, constitui o mais novo e invasivo recurso do neoliberalismo para exploração e dominação do sujeito. No desenvolvimento do trabalho analisa-se o processo de subjetivação da era moderna e da hipermodernidade, a partir das tecnologias de cada época, constatando-se que o sujeito moderno construía sua subjetividade muito mais na privacidade e na intimidade, enquanto o sujeito contemporâneo tende a construí-la mais no espaço coletivo virtual. Dessa forma, destaca-se a transição de uma postura de interioridade, típica da modernidade, para a postura de extimidade na sociedade atual. Verifica-se a aposta do neoliberalismo na felicidade como consumo, que tem por base um marketing personalizado, a partir da extração de dados indiscriminados do usuário e que para este retorna como oferta de mercadorias. Observa-se também o uso dos algoritmos digitais para a constituição das chamadas bolhas digitais, que modulam o olhar e afeto do sujeito, submetendo-o a convivência apenas com pessoas semelhantes, mantendo-o capturado no igual e distante da alteridade. Aborda-se ainda o culto ao narcisismo e o comportamento do sujeito das massas na contemporaneidade. Por fim, conclui-se que a nova configuração da web se encontra à serviço da manipulação neoliberal, propiciando o rechaço do inconsciente, deixando o sujeito mais vulnerável ao pulsional e à fixação no gozo.
Abstract: This work aims to investigate the resonances of new information and communication technologies in the subjectivation process of contemporary subjects, in the light of psychoanalysis, focusing more specifically on the reverberations identified as negative or potentially threatening. Therefore, we seek to know how the internet works, its algorithms and its relationship with the subjectivation process; verify the articulation of capitalism with technological development and understand to what extent the notions of the Freudian unconscious, subject of the unconscious, drive and jouissance, can contribute to thinking about this emerging subjectivity. It is a research with a qualitative approach, based on a bibliographic survey of the available literature on information and communication technologies, as well as on psychoanalytic literature. Technological resources such as videos and other virtual publications available on the internet, are also used as a source of research. Despite the great benefits arising from advanced technological development, the excessive coexistence with digital technologies and their repercussions on the subject and society have raised concerns and growing debates today. The results obtained with this research demonstrate that human evolution and technology have always progressed together, and that capitalism takes possession of human doing and knowledge from a very early age, keeping them under strict control until the present day. So it continues to do so in the territory of the internet, led by the so-called Big Techs, where the hypermodern device of digital algorithms, allied to Big Data, constitutes the newest and most invasive resource of neoliberalism for the exploration and domination of the subject. In the development of this paper, the process of subjectivation of the modern era and hypermodernity is analyzed, based on the technologies of each era, noting that the average person, which once used to build their subjectivity in privacy and intimacy, now builds it more in the collective virtual space. In this way, the transition from a posture of interiority, typical of modernity, to a posture of ectimacy in today's society stands out. Neoliberalism bets on happiness as consumption, which is based on personalized marketing, from the extraction of indiscriminate user data, which in turn presents the user a personalized assortment of products for sale. It is also observed the use of digital algorithms for the constitution of the so-called digital bubbles, which modulate the subject's gaze and affection, submitting him to coexistence only with similar people, keeping him captured in the equal and distant from otherness. It also addresses the cult of narcissism and the behavior of the subject of the masses in contemporaneity. Finally, it is concluded that the new web configuration is at the service of neoliberal manipulation, providing the rejection of the unconscious, leaving the subject more vulnerable to the drive and fixation on jouissance.
Palavras-chave: Subjetividade. Internet. Big Techs. Algoritmo. Gozo.
Subjectivity. Internet. Big Techs. Algorithm. Enjoyment.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21809
Data do documento: 6-Dez-2021
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