Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21810
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre a prática pedagógica docente na educação de jovens e adultos
Autor(es): Melo, Ellen Juciara Araújo Almeida de
Primeiro Orientador: Miranda, Maria Conceição Gomes de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo central refletir acerca prática pedagógica de professores que atuam em escolas no estado da Paraíba, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Esta se constituiu enquanto modalidade educacional, assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996, e assim tem seus desafios e descasos e, por isso, não deve ser vista apenas como uma educação compensatória. A educação nessa modalidade vai para além da alfabetização tradicional, requer do profissional em sala de aula uma postura crítica, que compreenda a educação como prática de liberdade e compromisso ético e político, contextualizando a realidade dos educandos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, elegendo como instrumento de coleta de dados, o questionário que foi aplicado virtualmente com professores de EJA, devido à pandemia da Covid-19. E por fim, a técnica de análise de dados adotada foi a de conteúdo (Bardin 1977). Com base nos dados foi possível perceber que os professores que participaram da pesquisa possuem um olhar atento às especificidades da EJA, incluindo em seu planejamento e prática pedagógica as vivências do cotidiano das turmas, para que as aulas não se caracterizem apenas como uma transmissão de conhecimentos, mas que a vida e o conhecimento científico se entrelacem para compreensão e construção da leitura de mundo de forma cidadã e crítica. Assim, este TCC apontou para a importância da formação docente sensível às peculiaridades dessa modalidade de ensino, como forma de emancipar estes sujeitos que, por diversos motivos não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no momento adequado.
Abstract: This Course Conclusion Work (CBT) aims to reflect on the pedagogical practice of teachers who work schools in the state of Paraíba, in the modality of Youth and Adult Education – EJA. It was constituted in an educational modality, ensured by Law of Guidelines and Bases of Education 9394/1996, and also its challenges and deficiencies and, therefore, should not be seen only as a compensatory education. A necessary education is modality for empty literacy, a critical stance is required in the classroom, which understands education as a practice of freedom and ethical and political commitment, contextualizing the reality of the students. The research carried out was of a qualitative nature, choosing as the instrument for collecting the data, our questionnaire whose application took place online with the EJA teatchers’, due to the Covid-19 pandemic. Finally, the technique of data adopted was a content analysis (Bardin 1977). Based on the information, it is possible to perceive that the professors who participate in the research have be able to pay attention to the specificities of EJA, including in their planning and pedagogical practice as day-to-day experiences of the students, so that the classrooms are not characterized only as a transmission of knowledge. But that life, and scientific knowledge intertwine for the understanding and construction of a citizen and critical reading of the world. Thus, this CBT points to the importance of teacher training sensitive to the peculiarities of the education modality, as a way to emancipate these individuals who, for various reasons, did not have the opportunity to conclude their studies at the right time.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Planejamento educacional
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21810
Data do documento: 23-Nov-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EJAAM10012022.pdf734,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons