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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21811
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Geisiane Alves Xavier-
dc.date.accessioned2022-01-11T13:33:22Z-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-01-11T13:33:22Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21811-
dc.description.abstractIn this work, we propose to examine the performance of students from the pedagogy course in Brazil in the 2017 ENADE test, with regard to the themes/subjects that presented the greatest difficulty. Our intention is to highlight the content of these questions in order to understand which subjects can be considered difficult. The interest in investigating this matter emerged from our involvement in the research work on the performance of students in undergraduate courses at Enade, which we have been carrying out since 2018, as a scholarship holder of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (Pibic). The research carried out was of a documentary character with a quantitative-qualitative methodology. The source for data collection was the synthesis report on the Inep website. Initially, we collected general data, then data referring to issues considered difficult and very difficult, then we created graphs and tables for a better visualization of the data. The results in our survey point to an unsatisfactory performance. However, other external factors need to be considered, not just the evidence itself. These data warn about the quality of training for pedagogues, as for students in basic education to be able to receive quality education, the intervention of a good teacher is necessary.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-11T13:33:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAXC10012022.pdf: 991415 bytes, checksum: 7d59efa0fea63b83f0fba95fc7100da8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-11T13:33:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GAXC10012022.pdf: 991415 bytes, checksum: 7d59efa0fea63b83f0fba95fc7100da8 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectAvaliação do ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho dos estudantespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO desempenho dos estudantes de Pedagogia no ENADEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Geglio, Paulo César-
dc.description.resumoNeste trabalho nos propomos a examinar o desempenho de estudantes do curso de pedagogia do Brasil na prova do Enade, do ano de 2017, no que se refere aos temas/assuntos que apresentaram uma maior dificuldade. Nossa intenção é evidenciar o conteúdo dessas questões no sentido de perceber quais assuntos podem ser considerados difíceis. O interesse em investigar esse assunto emergiu do nosso envolvimento com o trabalho de pesquisa sobre o desempenho de estudantes dos cursos de licenciatura no Enade, que vimos realizando desde 2018, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). A pesquisa realizada foi de caráter documental com metodologia quanti-qualitativa. A fonte para coleta dos dados foi o relatório síntese que consta no site do Inep. Inicialmente coletamos os dados gerais, em seguida os dados referentes as questões consideradas difíceis e muito difíceis, depois elaboramos gráficos e quadros para uma melhor visualização dos dados. Os resultados na nossa pesquisa apontam para um desempenho insatisfatório. No entanto outros fatores externos precisam ser considerados, não apenas a prova em si. Esses dados alertam sobre a qualidade da formação dos pedagogos, pois para que os alunos da educação básica possam ter um ensino de qualidade é necessário a intervenção de um bom professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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