Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21812
Tipo: TCC
Título: BULLYING: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO SERTÃO PARAIBANO
Autor(es): MAIA, ÉRICA MICHELLE DA SILVA
Primeiro Orientador: Barboza, Miriane da Silva Santos
Resumo: A Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici, traz a ideia de que todo pensamento e compreensão tem como base um conjunto de conceitos, afirmações e explicações originadas na vida cotidiana no curso das comunicações interindividuais. Manifestada em ambientes de interação (e comunicação) humana e se propagando de diversas formas, a violência tem tomado proporções cada vez maiores e a escola surge como um dos palcos possíveis à ocorrência desta através de uma de suas variantes: o bullying. O bullying é um dos tipos mais comuns da violência escolar e se refere a um termo empregado para designar relações assimétricas de poder, com algumas caraterísticas: vitimização entre pares, repetição ao longo do tempo e intencionalidade do comportamento agressivo. Com a finalidade de compreender melhor o bullying no âmbito escolar, este trabalho teve como objetivo identificar as representações sociais que os alunos de uma escola da rede pública de ensino têm sobre o bullying. O presente trabalho tratou-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido em uma escola da rede pública do sertão paraibano. A amostra foi não-probabilística, por conveniência e contou com a participação de 15 alunos matriculados no Ensino Médio da escola. Para a coleta dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, a Técnica de Associação Livre de Palavras e uma Entrevista Semiestruturada, sendo administrados de maneira virtual. A análise de dados do Questionário Sociodemográfico foi realizada com auxílio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e as análises dos dados da TALP e da Entrevista Semiestruturada foram feitas através da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin e através do software IRAMUTEQ. Através da Análise de Conteúdo da TALP, foram criadas as seguintes categorias de análise: Tipos de Bullying (Agressão Física, Agressão Psicológica e Agressão Verbal); Características da Vítima (Características Físicas, Traços Pessoais e Orientação Sexual); Sentimentos Despertados (Sentimentos da Vítima e Sentimentos do Agressor) e; Aspectos Motivadores (Aspectos Externos e Aspectos Internos). Com o software IRAMUTEQ, o bullying estabeleceu alta conectividade com três campos de representação: tristeza, preconceito e desrespeito. Através da Entrevista Semiestruturada, à luz da Análise de Conteúdo, as seguintes categorias de análise foram delineadas: O bullying através do olhar dos alunos (O bullying como uma forma de julgamento, O bullying como uma forma de brincadeira e O bullying como uma forma de preconceito); O bullying e os seus envolvidos (Um olhar para as motivações do fenômeno e Um olhar para as consequências do fenômeno); O bullying na experiência escolar (A escola como espaço de violência e A escola como espaço de enfrentamento da violência). Com o software IRAMUTEQ, as seguintes classes foram delineadas: Bullying: uma visão geral; Bullying: agressores e vítimas; Bullying: motivações, exemplos e consequências; Bullying: principais percepções; Bullying: possíveis intervenções e; Bullying: os principais participantes. Acredita-se que este estudo seja relevante para identificar as representações que atravessam a violência incorporada ao contexto escolar, assim como possibilita a compreensão de como o bullying pode interferir no processo de ensino-aprendizagem e na vida socioemocional dos alunos.
Abstract: The Theory of Social Representations, formulated by Serge Moscovici, brings the idea that all thinking and understanding is based on a set of concepts, statements and explanations that originated in everyday life in the course of interindividuals communications. Manifested in environments of human interaction (and communication) and propagating in several ways, the violence has taken on increasing proportions and the school appears as one of the possible stages for its occurrence through one of its variants: the bullying. Bullying is one of the most common types of school violence and refers to a term used to designate asymmetric power relations, with some characteristics: victimization between peer, repetition over time and intentionality of aggressive behavior. With the purpose to better understand bullying in the school scope, this work aimed to identify the social representations that students from a public school have about bullying. The present work was about of a field study, exploratory and descriptive, of a qualitative nature, developed in a public school in the backlands of Paraíba. The sample was non-probabilistic, for convenience and had the participation of 15 students enrolled in high school at the school. For data collection, the following instruments were used: Sociodemographic Questionnaire, the Free Association Technique of Words and a Half-Structured Interview, being administered in a virtual way. The data analysis of Sociodemographic Questionnaire was performed with the aid of the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and the data analysis of the (TALP) and of the Half-Structured Interview were made through Content Analysis, proposed by Laurence Bardin and through the IRAMUTEQ software. Through Content Analysis of the TALP, the following analysis categories were created: Types of Bullying (Physical Characteristics, Personal Traits and Sexual Orientation); Feelings Awakened (Victim's Feelings and Aggressor's Feelings) and; Motivating Aspects (External Aspects and Internal Aspects). With the IRAMUTEQ software, bullying established high connectivity with three representation fields: sadness, prejudice and disrespect. Through the Half-Structured Interview, in light of Content Analysis, the following analysis categories were outlined: Bullying through the eyes of students (Bullying as a form of judgment, Bullying as a form of play and Bullying as a form of prejudice); Bullying and its involved (A look at the motivations of the phenomenon and A look at the consequences of the phenomenon); Bullying in the school experience (The school as a space of violence and The school as a space for confronting violence). With the IRAMUTEQ software, the following classes were delineated: Bullying: An Overview; Bullying: aggressors and victims; Bullying: motivations, examples and consequences; Bullying: main perceptions; Bullying: possible interventions and; Bullying: the main participants. It is believed that this study is relevant to identify the representations that cross the violence incorporated into the school context, as well as enabling the understanding of how bullying can interfere in the teaching-learning process and in the socio-emotional life of students.
Palavras-chave: Alunos; Bullying; Representações Sociais
Students; Bullying; Social Representations.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21812
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA MICHELLE DA SILVA MAIA TCC.pdf522,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.