Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMORIM, MARIANNE FIALHO DE-
dc.date.accessioned2022-01-11T17:50:53Z-
dc.date.available2022-01-11T17:50:53Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21815-
dc.description.abstractThe intent of this work is to investigate if there is in the literature a feminine language, exploring the relation between the feminine and the writing in Anais Nin works. For that we will do a documental research of some of the writer registers. We start from the idea placed by Anais, on which women didn´t knew how to write about their experiences when it came down to sexuality. Women used so far, a masculine language, model for a genre, on which there is no sex poetry. About that women would be more apt to write than men, because, they knew well how to fuse sex with the emotion, the feeling and the desire. We will take a trip through psychoanalysis taking in consideration the obscurity around feminility, seen as a “black continent” and the relation between enjoyment (jouissance) and the word. In the autobiographic writings of Anais, it comes to light a intimate relationship with the words, trying to border something of the corporal enjoyment (jouissance). Starting with another way of living your sexuality, she delimitates a difference on writing. Would this be a feminine writing? The position of being a woman that can come from her own body, makes it possible a writing of the feminine? From the work of Anais one could think in a difference on masculine literature and on feminine literature when it comes to erotism. While masculine literature walks through the falic dimension, the feminine walks over a dimension of another enjoyment (jouissance), it´s a writing that´s in relation with the pulsional field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-01-11T17:50:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VERSÃO FINAL DO TCC - A escrita do feminino em Anaïs Nin.pdf: 228702 bytes, checksum: 748bd03bce123bfee6eefba31bdfeb2c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-11T17:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VERSÃO FINAL DO TCC - A escrita do feminino em Anaïs Nin.pdf: 228702 bytes, checksum: 748bd03bce123bfee6eefba31bdfeb2c (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectfeminilidade,pt_BR
dc.subjectgozo,pt_BR
dc.subjectliteratura,pt_BR
dc.subjectpsicanálisept_BR
dc.titleA ESCRITA DO FEMININO EM ANAÏS NINpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Cleide Pereira-
dc.description.resumoO intuito deste trabalho é investigar se há na literatura uma linguagem feminina explorando a relação da escrita com o feminino na obra de Anaïs Nin. Para isso, faremos uma pesquisa documental de alguns registros da escritora. Partimos da ideia colocada por Anaïs, a qual as mulheres não sabiam como escrever sobre as suas experiências concernentes à sexualidade. As mulheres fizeram, até então, uso de uma linguagem masculina, modelo para o gênero, ao qual não há a poesia do sexo. Sobre isso, as mulheres estariam mais aptas a escrever do que os homens, pois, elas sabiam bem da fusão do sexo com a emoção, o sentimento e o desejo. Faremos um passeio pela psicanálise, considerando a obscuridade em torno da feminilidade, vista como um “continente negro”, e a relação do gozo com a palavra. Nos escritos autobiográficos de Anaïs destaca-se uma relação íntima com as palavras, tentando bordejar algo do gozo corporal. A partir de uma outra forma de vivenciar a sua sexualidade, ela demarca uma diferença na escrita. Seria esta uma escrita feminina? A posição de ser uma mulher que goza de seu corpo possibilita uma escrita do feminino? A partir da obra de Anaïs pode-se pensar em uma diferença na literatura masculina e na literatura feminina quando versam sobre o erotismo. Enquanto a literatura masculina caminha pela dimensão fálica, a feminina caminha por uma dimensão de um Outro gozo, é uma escrita que está em relação com o campo pulsional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL DO TCC - A escrita do feminino em Anaïs Nin.pdf223,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons