Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabriela da Costa-
dc.date.accessioned2022-01-12T10:53:32Z-
dc.date.available2022-01-11-
dc.date.available2022-01-12T10:53:32Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21817-
dc.description.abstractThis paper aims to present the role of CACS-FUNDEB advisers in the management of FUNDEB resources in municipalities in the metropolitan region of João Pessoa - PB. Through bibliographical, documental and field research, the composition, attributions and organization of the councils can be verified, seeking to understand the role of councilors in the management of resources in the municipalities of Cabedelo, Alhandra and Santa Rita, from the clipping 2017-2019. It was concluded, after analyzing the data collected through questionnaires, that the CACS counselors of FUNDEB in these municipalities do not act effectively due to lack of knowledge of the legislation, as well as other difficulties associated with the availability of time, lack of training, accounting information, among others. It is hoped that this research can contribute to discussions about the role of the CACS, in the sense of seeking strategies that actually promote an effective action of participation and social control of councilors, with regard to the management of FUNDEB's financial resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-12T10:53:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GCS11012022.pdf: 1360833 bytes, checksum: b0d17e20965ea793e942677274c35e55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-12T10:53:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GCS11012022.pdf: 1360833 bytes, checksum: b0d17e20965ea793e942677274c35e55 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - política de financiamentopt_BR
dc.subjectGestão de recursos - FUNDEBpt_BR
dc.subjectParticipação - CACSpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.titleA gestão dos recursos do FUNDEB no estado da Paraíba: o papel dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social - CACSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Aparecida Nunes-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o papel dos conselheiros do CACS-FUNDEB na gestão dos recursos do FUNDEB em municípios da região metropolitana de João Pessoa - PB. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo pode-se verificar a composição, as atribuições e a organização dos conselhos, buscando-se compreender o papel dos conselheiros na gestão dos recursos nos municípios de Cabedelo, Alhandra e Santa Rita, a partir do recorte 2017-2019. Concluiu-se, após a análise dos dados coletados por meio de questionários, que os conselheiros do CACS do FUNDEB desses municípios, não atuam de forma efetiva por falta de conhecimento da legislação, assim como por outras dificuldades associadas à disponibilidade de tempo, falta de capacitação, informações contábeis, dentre outras. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do papel do CACS, no sentido de buscar estratégias que promovam de fato uma ação efetiva de participação e controle social dos conselheiros, no que tange à gestão dos recursos financeiros do FUNDEB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCS11012022.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons