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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elisa Maria Muniz da-
dc.date.accessioned2022-01-13T14:04:51Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-13T14:04:51Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21821-
dc.description.abstractThis study aimed to identify relationships and tensions between early childhood education and remote education, with the Escola Projeto Aponte as the locus of investigation, where we carried out this case study. Supported by a qualitative research, we chose to know the reality from the dynamics implemented by the school itself, which belongs to the third sector, therefore, it consists of a private, non-profit institution that works on the outskirts of the city of João Pessoa and serves children in situations of social vulnerability. From the immersion in the field of investigation, through extension actions (PROBEX/2021), it was possible to follow the educational practices experienced in the school during the years 2020 and 2021. In addition, we used the analysis of monthly reports completed by teachers , where we identify the main difficulties experienced by them during activities developed remotely or hybrid. We also complemented our data from a semistructured interview carried out with the school's pedagogical coordination. Thus, we selected the data and submitted them to quantitative/qualitative analysis, in order to demonstrate the relationships and tensions between early childhood education and remote learning. The results revealed that there are, in fact, problems peculiar to child development that deserve consideration and attention, so that learning processes are not compromised. At the same time, difficulties are also highlighted with regard to the digital exclusion that affects socially, culturally and economically disadvantaged communities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-13T14:04:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMMS13012022.pdf: 2368955 bytes, checksum: fb36fa4e7e25bee37fff746d80ee2a83 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProjeto Apontept_BR
dc.titleRelações e tensões entre a educação infantil e o ensino remoto: um estudo de caso na Escola Projeto Apontept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo identificar relações e tensões entre a Educação Infantil e o ensino remoto, tendo a Escola Projeto Aponte como lócus de investigação, onde realizamos esse estudo de caso. Apoiados numa pesquisa de natureza qualitativa, optamos por conhecer a realidade a partir da dinâmica implementada pela própria escola, que pertence ao terceiro setor, portanto, consiste numa instituição de direito privado, sem fins lucrativos que funciona na periferia da cidade de João Pessoa e atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir da imersão no campo de investigação, por meio de ações extensionistas (PROBEX/2021), foi possível acompanhar as práticas educativas vivenciadas na escola durante os anos de 2020 e 2021. Além disso, fizemos uso da análise dos relatórios mensais preenchidos pelos professores, onde identificamos as principais dificuldades vivenciadas por eles durante as atividades desenvolvidas de modo remoto ou híbrido. Também complementamos nossos dados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada junto à coordenação pedagógica da escola. Desse modo, selecionamos os dados e submetemo-los à análise quanti/qualitativa, a fim de demonstrar as relações e tensões existentes entre a Educação Infantil e o ensino remoto. Os resultados revelaram que existem, de fato, problemas peculiares ao desenvolvimento infantil que merecem consideração e atenção, a fim de que não se comprometam processos de aprendizagem. Ao mesmo tempo, também se destacam dificuldades no tocante à exclusão digital que atinge às comunidades desprestigiadas social, cultural e economicamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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