Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21822
Tipo: TCC
Título: Crítica à educação permanente em Moacir Gadotti e a contra proposta na sociologia da experiência de François Dubet
Autor(es): Lima, Ivanildo Ferreira
Primeiro Orientador: Palhano, Tânia Rodrigues
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso propõe analisar a Educação Permanente, em Moacir Gadotti, sob os olhares de uma pedagogia crítica e fenomenológica trazendo como contra proposta a Sociologia da Experiência de François Dubet. A Educação Permanente é a favor de um modelo de sociedade mais justa, com mais igualdade, para um homem que venha ser mais humano, porém ela foi substituída por uma educação não permanente, carregada de ideologias, promotora de falsas promessas, tecnicista e bancária. No entanto o que se espera é que haja transição da educação não permanente para a Educação Permanente por meio do exercício de uma consciência crítica. Esta Educação Permanente é fenomenológica porque está no mundo com suas intencionalidades e lendo este mundo. É também hermenêutica porque propõe interpretar o texto sobre esta Educação, entendendo que o texto esconde uma visão do mundo e ao mesmo tempo uma palavra viva que deve ser despertada pela ação do sujeito, seu leitor. Ela, porém está sujeita à crítica, porque segundo Moraes (1996) ela alimenta em si concepções capitalistas, as quais critica. Diante disto é que fazemos uma contra proposta, que é a Sociologia da Experiência, de François Dubet, que tem base na Sociologia Compreensiva, de Marx Weber, a qual está centrada no indivíduo. Nisto Dubet concebe a ideia de bem estar individual, mas de cooperação entre pessoas iguais e livres. Dubet pensa uma escola promotora da experiência social dos sujeitos, para a construção de sua identidade. Pensa uma escola justa, que propõe uma meritocracia justa, com equidade e igualdade de oportunidades. Porém, nenhuma escola, sozinha, poderá promover igualdade ou justiça escolar ou ainda uma sociedade justa. É preciso antes de tudo haver redução da desigualdade social.
Abstract: This course conclusion work proposes to analyze Continuing Education, in Moacir Gadotti, from the perspective of a critical and phenomenological pedagogy, bringing as a counter proposal the Sociology of Experience by François Dubet. Continuing Education is in favor of a fairer model of society, with more equality, for a man who becomes more human, but it was replaced by non-permanent education, loaded with ideologies, promoting false promises, technical and banking. However, what is expected is that there will be a transition from non permanent education to Continuing Education through the exercise of a critical conscience. This Permanent Education is phenomenological because it is in the world with its intentions and reading this world. It is also hermeneutic because it proposes to interpret the text about this Education, understanding that the text hides a view of the world and at the same time a living word that must be awakened by the action of the subject, its reader. It, however, is subject to criticism, because according to Moraes (1996) it feeds capitalist conceptions in itself, which it criticizes. Given this, we make a counter proposal, which is the Sociology of Experience, by François Dubet, which is based on the Comprehensive Sociology, by Marx Weber, which is centered on the individual. In this Dubet conceives the idea of individual well-being, but of cooperation between equal and free people. Dubet thinks of a school that promotes the subjects' social experience, for the construction of their identity. It thinks of a fair school, which proposes a fair meritocracy, with equity and equal opportunities. However, no single school can promote equality or school justice or even a just society. Above all, there must be a reduction in social inequality.
Palavras-chave: Educação permanente
Sociologia da experiência
Escola justa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21822
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFL13012022.pdf680,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons