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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21825
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação dos programas PIBID e RP nos Campus I e II da UFPB: um estudo sobre seu desenvolvimento em períodos remotos |
Autor(es): | Miranda, Débora Luísa Rosendo Tomé de |
Primeiro Orientador: | Lima Junior, Claudio Gabriel |
Resumo: | A formação docente envolve uma série de disciplinas que versam sobre a teoria e a prática na área pretendida, porém nas disciplinas da licenciatura são poucas as oportunidades de o graduando avançar adiante os muros da universidade, ficando essa atividade restrita aos estágios supervisionados. Haja vista a necessidade de um contato mais profundo com a prática docente foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e posteriormente criado o Programa de Residência Pedagógica (RP), onde o primeiro é destinado a licenciandos em formação na primeira metade do curso e o segundo a alunos na metade final do curso. Diversos trabalhos demonstram a importância de tais programas e seus efeitos na formação docente. O advento da Pandemia da COVID-19 afetou praticamente todos os campos da vida social, e a área educacional não foi diferente, uma vez que alunos e professores foram colocados de um dia para o outro em um modelo de ensino remoto, não habitual para grande maioria, e em muitos casos, sem planejamento prévio. Diante do exposto o objetivo deste trabalho, entendendo a relevância dos Programas PIBID e RP, foi de avaliar quais os desdobramentos que as mudanças provocadas pela pandemia causaram aos alunos bolsistas dos programas, no âmbito da Universidade Federal da Paraíba no Campus I – João Pessoa e Campus II – Areia e como tais mudanças afetaram os trabalhos desses alunos. Foi aplicado questionário semiestruturado para vinte e um alunos dos programas PIBID e RP nos Campus I e II da UFPB. O questionário foi composto de cinco seções que versavam sobre o aluno participante, sobre o PIBID e RP e seu desenvolvimento, sobre a relação com os professores supervisores, relação com professores coordenadores de área e o desenvolvimento das atividades no período de aulas remotas. A partir das análises das respostas obtidas pelos questionários podemos inferir que os programas de formação PIBID e RP são considerados de grande importância na construção profissional desses alunos. O período de aulas remotas trouxe para os bolsistas uma série de desafios. Como pontos positivos podemos destacar o maior conhecimento dos recursos digitais e a produção de conteúdo interativo para internet. Como pontos negativos podemos destacar a impossibilidade de conhecer o cotidiano da escola de forma mais ampla, limitando-se ao contato via telas e a ausência da construção de interações mais próximas e afetivas com os demais atores do processo educativo. |
Abstract: | Teacher training involves a series of disciplines that deal with theory and practice in the intended area, however, in the undergraduate disciplines, there are few opportunities for the undergraduate to advance beyond the walls of the university, this activity being restricted to supervised internships. In view of the need for a deeper contact with teaching practice, the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) was created and later the Pedagogical Residency Program (RP) was created, where the first is aimed at undergraduate students undergoing training in the first half of the course and the second to students in the final half of the course. Several works demonstrate the importance of such programs and their effects on teacher education. The advent of the COVID-19 Pandemic affected practically all fields of social life, and the educational area was no different, as students and teachers were placed overnight in a remote teaching model, not usual for large. most, and in many cases, without prior planning. In light of the above, the objective of this work, understanding the relevance of the PIBID and RP Programs, was to assess the consequences that the changes caused by the pandemic caused to the scholarship students of the programs, within the scope of the Federal University of Paraíba on Campus I - João Pessoa and Campus II – Areia and how these changes affected the work of these students. A semi-structured questionnaire was applied to twenty-one students from the PIBID and RP programs on Campus I and II of UFPB. The questionnaire was composed of five sections that dealt with the participating student, the PIBID and RP and its development, the relationship with supervisory professors, the relationship with area coordinator professors and the development of activities during the period of remote classes. Based on the analysis of the responses obtained from the questionnaires, we can infer that the PIBID and RP training programs are considered to be of great importance in the professional construction of these students. The period of remote classes brought scholarship holders a series of challenges. As positive points, we can highlight the greater knowledge of digital resources and the production of interactive content for the internet. As negative points, we can highlight the impossibility of knowing the daily life of the school in a broader way, limited to contact via screens and the absence of building closer and more affective interactions with other actors in the educational process. |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID Residência Pedagógica Pandemia - Contexto educacional Ensino Remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21825 |
Data do documento: | 14-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
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