Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilar, Inara da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-14T11:11:38Z-
dc.date.available2022-01-14-
dc.date.available2022-01-14T11:11:38Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21832-
dc.description.abstractThis work sought to explore the theme that involves the illustrated book, showing how it is organized between words, images and graphic design. Therefore, to better demonstrate this, it was necessary to delimit the concept of illustrated book, and demonstrate its history and evolution, together with the history of children's literature, both in a general context and in a Brazilian context. Furthermore, we seek to define the concept of visual literacy, showing that society is increasingly finding itself as a society of image, justifying the need for visual literacy. From this perspective, the analysis of a illustrated book called “Da minha Janela” from Otávio Junior, highlighted how, in practice, the elements of the graphic design organize the book and have a direct connection with the production of meaning in the narrative. Therefore, the methodology used for this work is characterized as a bibliographical research, where we tried to make a search for books, articles and periodicals that spoke about the theme. In addition to using a bibliographic research methodology, it was chosen for this research to carry out an exploratory approach, in which we gathered everything that the bibliography makes available to approach the theme. It is worth noting that there are many definitions of illustrated book, however, for this work, we chose to use the definition that describes the illustrated book as being formed by two types of text where they interact with each other through the relationship of complementarity. In this, the organization of the elements needs to be specific for this relationship to happen. It is at this moment that the graphic design enters the scene, with the responsibility of being the agent that will organize the elements in the illustrated book. However, the graphic design is not just for organizing the elements of the book, during this research, we saw that the graphic design fits as part of the narrative, as it is a determining factor for the formation of meaning. Therefore, as a theoretical framework for this research, we used the contributions of Nikolajeva and Scott (2011), Van der Linden (2011), Colomer (2017), Abramovich (1989), Faria (2013), Lajolo and Zilberman (2007), Lourenço (2011), Mattos, Ribeiro and Vianna (2016), Ramos (2018), among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-14T11:11:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ISV14012022.pdf: 1164932 bytes, checksum: 4bfdab0de6e13782a78dc8dec036f3ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-14T11:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ISV14012022.pdf: 1164932 bytes, checksum: 4bfdab0de6e13782a78dc8dec036f3ce (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLivro ilustradopt_BR
dc.subjectProjeto gráficopt_BR
dc.titlePalavras e imagens: análise do livro ilustrado infantil da minha janelapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoEste trabalho buscou explorar a temática que envolve o livro ilustrado, mostrando como ele se organiza entre palavras, imagens e o projeto gráfico. Portanto, para melhor demonstrar isso, foi necessário delimitar o conceito de livro ilustrado, e demonstrar sua história e evolução, juntamente com a história da literatura infantil, tanto em um contexto geral, quanto em um contexto brasileiro. E ainda, procuramos definir o conceito de letramento visual, mostrando que cada vez mais a sociedade se encontra como uma sociedade da imagem, justificando a necessidade do letramento visual. Nessa perspectiva, a análise do livro ilustrado “Da minha janela” de Otávio Junior, ressaltou como, na prática, os elementos do projeto gráfico organizam o livro e possuem ligação direta com a produção de sentido na narrativa. Assim sendo, a metodologia utilizada para este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, onde procurou-se fazer uma busca por livros, artigos e periódicos que dissertassem sobre a temática. Além de usar uma metodologia de pesquisa bibliográfica, foi escolhido para esta pesquisa realizar uma abordagem exploratória, na qual reunimos tudo o que a bibliografia disponibiliza para nos aproximarmos da temática. É válido ressaltar que existem muitas definições de livro ilustrado, entretanto, para o livro a ser analisado neste trabalho, optou-se por usar a definição que descreve o livro ilustrado como sendo formado por dois tipos de texto onde eles interagem entre si por meio da relação de complementariedade. Nisso, a organização dos elementos precisa ser específica para que essa relação aconteça. É nesse momento que o projeto gráfico entra em cena, com a responsabilidade de ser o agente que organizará os elementos no livro ilustrado. Contudo, o projeto gráfico não serve apenas para organizar os elementos do livro. Durante a realização desta pesquisa, vimos que o projeto gráfico enquadra-se como parte da narrativa, pois ele é um fator determinante para a formação de sentido. Por isso, como referencial teórico para esta pesquisa, utilizamos as contribuições de Nikolajeva e Scott (2011), Van der Linden (2011), Colomer (2017), Abramovich (1989), Faria (2013), Lajolo e Zilberman (2007), Lourenço (2011), Mattos, Ribeiro e Vianna (2016), Ramos (2018), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISV14012022.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons