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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Laís Costa-
dc.date.accessioned2022-01-14T13:07:32Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-14T13:07:32Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21836-
dc.description.abstracthis research is the result of a case study, in which it presents experiences of relationship between the Joselita Brasileiro Municipal School and students' families. The objective of this research was to analyze school practices developed with the involvement of the family that provided the improvement of the educational project of the school. It highlights that for a good development of the integral formation of the individual, the participation of mothers and fathers in the school environment is necessary, strengthening the duality of the institutions responsible for integrative experiences that constitute a significant learning. It is about identifying school difficulties, promoting increased performance, safety, and commitment. Thus, also, expanding the skills and potentialities, all of this taken with the commitment of accepting diversity and dialogue. It is necessary a definition of quality education, committed that involves management and family members in a process of valuing and organizing the autonomy of the student, aware of his responsibilities and rights as a citizen, in his particularities and diversity. In this sense, I bring actions that were carried out in a Municipal School in Campina Grande in the state of Paraíba. This experience reveals rich and interesting possibilities in the relationship between the school and the family. From the theoretical reference, it was possible to affirm how important the dialogical relationship between family and school is so that the teaching and learning process can be developed for the solution of problems and definition of decision making and construction of strategic planning. As a result, it was possible to observe that, much beyond the specific actions developed by the school, such as parent teacher meetings, commemorative activities, among others, what proved to be most effective in the school-family relationship was the educational environment that welcomes families in the school's daily routine.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.titleExperiências possíveis de relação família e escola: estudo de caso da Escola Municipal Joselita Brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guedes, Edson Carvalho-
dc.description.resumoEsta pesquisa é resultado de um estudo de caso, no qual apresenta experiências de relação da Escola Municipal Joselita Brasileiro com famílias dos estudantes. O objetivo com esta investigação foi o de analisar práticas escolares desenvolvidas com o envolvimento da família que proporcionaram o aprimoramento do projeto educacional da escola. Destaca que para um bom desenvolvimento da formação integral do indivíduo é necessário a participação das mães e pais no ambiente escolar, fortalecendo a dualidade das instituições responsáveis por vivências integradoras que constituam uma aprendizagem significativa. Trata-se de identificar as dificuldades escolares, promovendo o aumento do desempenho, da segurança e compromisso. Assim, também, ampliar as habilidades e potencialidades, tudo isso assumido com o compromisso da aceitação da diversidade e do diálogo. Faz-se necessário uma definição da educação de qualidade, comprometida que envolve a gestão e os familiares em um processo de valorização e organização na autonomia do discente, ciente das suas responsabilidades e direitos como um cidadão, em suas particularidades e diversidade. Nesse sentido, trago ações que foram realizadas em uma Escola Municipal de Campina Grande no estado da Paraíba. Esta experiência revela possibilidades ricas e interessantes na relação da escola com a família. A partir do referencia teórico, foi possível afirmar o quão importante é a relação dialógica entre família e escola para que o processo de ensino e de aprendizagem possam ser desenvolvidos para a solução dos problemas e definição de tomada de decisões e construção de planejamento estratégico. Como resultado foi possível observar que, muito além das ações específicas desenvolvidas pela escola, como reunião de pais/mães e professores(a), atividades comemorativas, dentre outras, o que mais revelou eficaz na relação escola-família foi a ambiente educacional de acolhimento das famílias no dia-a-dia da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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