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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21839
Tipo: | TCC |
Título: | Análise das questões de química orgânica na prova do ENEM para o eixo de ciências da natureza no período de 2010 a 2019 |
Autor(es): | Pinheiro, Gustavo Guimarães |
Primeiro Orientador: | Lima Junior, Claudio Gabriel |
Resumo: | A partir da década de 1990, as mudanças realizadas no direcionamento do Ensino Médio pela LDB bem como dos padrões dos processos avaliativos da conclusão dessa etapa de ensino têm transformado a forma como se delineia o ingresso nas universidades de todo país. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), composto por suas quatro áreas principais, se configura como um dos meios avaliativos e seletivos mais relevantes na realidade de diversas instituições públicas e privadas no país de Ensino Superior. Nesse sentido, considerando a Química como uma das disciplinas estruturais do Ensino Médio que compõe a área de Ciências da Natureza, este trabalho surge no intuito de analisar de forma investigativa a presença das questões de Química Orgânica na prova no ENEM no período de 2010-2021, categorizando-as para uma melhor compreensão da prova, utilizando, para tanto, de uma metodologia qualitativa de caráter exploratório que possibilitou concluir que que as questões de Química Orgânica para o período de estudo apresentam como característica uma boa formulação e estruturação, atingindo os tópicos dos objetos de conhecimento e demandando do candidato competências específicas, a partir da contextualização e interdisciplinaridade, conforme a proposta inicial do Exame Nacional do Ensino Médio. |
Abstract: | From the 1990s onwards, the changes made in the direction of secondary education by the LDB, as well as in the standards of the evaluation processes for the completion of this stage of education, have transformed the way in which admission to universities across the country is delineated. Currently, the National Secondary Education Examination (ENEM), composed of its four main areas, is configured as one of the most relevant evaluation and selection means in the reality of several public and private institutions in the country of High er Education. In this sense, considering Chemistry as one of the structural disciplines of High School that make up the Natural Sciences area, this paper aims to investigate in an investigative way the presence of Organic Chemistry issues in the ENEM test in the period 2010-2021 , categorizing them for a better understanding of the test, using, for that, a qualitative exploratory methodology that allowed us to conclude that the Organic Chemistry questions for the study period have as a characteristic a good formulation and structure, reaching the topics objects of knowledge and demanding specific skills from the candidate, based on contextualization and interdisciplinarity, according to the initial proposal of the National High School Exam. |
Palavras-chave: | Processos avaliativos no ensino médio Ciências da Natureza - Química Química orgânica - Interdisciplinaridade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21839 |
Data do documento: | 13-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
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