Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Márcia Félix da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-18T14:28:02Z-
dc.date.available2022-01-17-
dc.date.available2022-01-18T14:28:02Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21846-
dc.description.abstractStorytelling has been carried out since the first human groups and these oral narratives gave rise to Literature and, consequently, to Children's Literature. Within the educational context, this research aims to understand how reading practices and storytelling in early childhood education can contribute to the formation of a taste for reading and an affective relationship with the literary book. Therefore, we carried out a literature review about childhood and human development processes in the early childhood education phase, approaching literary theory and seeking to understand what is meant by Children's Literature. After this theoretical framework, we look for school experiences in which Children's Literature was developed in order to train new readers. The results obtained showed that it is possible to form readers through storytelling, even before the student's literacy. The teaching work of storytelling in the classroom proved to be a valuable and effective means for the development of new readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-18T14:28:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSM17012022.pdf: 1574745 bytes, checksum: fd0286615755975080c88fde94363425 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-18T14:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSM17012022.pdf: 1574745 bytes, checksum: fd0286615755975080c88fde94363425 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.titleSobre teorias e experiências de contação histórias na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Guedes, Edson Carvalho-
dc.description.resumoA contação de histórias é realizada desde os primeiros agrupamentos humanos e essas narrativas orais deram origem à Literatura e, consequentemente, à Literatura Infantil. Dentro do contexto educacional, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as práticas de leitura e a contação de histórias na Educação infantil podem contribuir para a formação para o gosto pela leitura e de uma relação afetiva com o livro literário. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica acerca da infância e dos processos de desenvolvimento humano na fase da educação infantil, nos aproximamos da teoria literária e buscamos compreender o que entender por Literatura Infantil. Após este referencial teórico, buscamos experiências escolares em que a Literatura Infantil foi desenvolvida com vistas a formar novos leitores. Os resultados obtidos demonstraram que é possível formar leitores por meio da contação de histórias, antes mesmo da alfabetização do aluno. O trabalho docente de contação de história em sala de aula demonstrou ser um meio valioso e eficaz para o desenvolvimento de novos leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFSM17012022.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons