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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21853
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Adriely de Santana Souza-
dc.date.accessioned2022-01-19T12:37:17Z-
dc.date.available2022-01-19-
dc.date.available2022-01-19T12:37:17Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21853-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work (TCC) deals with the relationship between education and visuality, more precisely, with the possibility of educational use of anime. Our assumption is that we live in a society in which visual culture is of fundamental importance, especially with the advent of globalization, which connected the world. In this process, one can see, on the one hand, the appearance of the image as a way of articulation, put into operation by the market, bearing in mind the interests of capital; on the other, the use of anime as a visual genre that gains international dimension due to the strength of Japanese culture in the global economy. In view of our pedagogical interest with the question of the educational use of anime, the objective of this work is, in the light of the Critical Pedagogy of Visuality (CARLOS, 2008, 2010, 2011, 2017) and the Archeological Analysis of Discourse (FOUCAULT, 2008; ALCANTARA E CARLOS, 2013, 2018), problematize the influence of visuality in education, taking into account the globalized world in which children and young people are inserted and how this can influence their learning process, in order to facilitate the development of this starting from something that is inserted in your daily life using, specifically, the anime resource. For that, we resorted to the descriptors anime and educational anime, as search devices, in order to understand both "what is anime?" and its educational use. In this sense, we did a search and analysis of some materials available on Academic Google and the UFPB Repository, which made us conclude about the pedagogical potential of the educational use of anime as an important didactic resource in the school teaching learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-19T12:37:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASSB19012022.pdf: 692032 bytes, checksum: 7278b0ded5db9ec230c2c1b23db15519 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVisualidade - pedagogia críticapt_BR
dc.subjectAnime - educaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleO discurso sobre o anime como gênero educativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da relação educação e visualidade, mais precisamente, sobre a possibilidade do uso educativo do anime. Nosso pressuposto é o de que vivemos em uma sociedade em que a cultura visual tem fundamental importância, sobretudo com o advento da globalização, que conectou o mundo. Nesse processo, verifica-se, de um lado, o aparecimento da imagem como uma via de articulação, posta em funcionamento pelo mercado, tendo em vista os interesses do capital; de outro, o emprego do anime como um gênero visual que ganha dimensão internacional pela força da cultura japonesa na economia global. Tendo em vista o nosso interesse pedagógico com a questão do uso educativo do anime, o objetivo deste trabalho é, à luz da Pedagogia Crítica da Visualidade (CARLOS, 2008, 2010, 2011, 2017) e da Análise Arqueológica do Discurso (FOUCAULT, 2008; ALCANTARA E CARLOS, 2013, 2018), problematizar a influência da visualidade na educação, levando em consideração o mundo globalizado em que as crianças e os jovens estão inseridos e como isso pode influenciar no seu processo de aprendizagem, de modo que facilite seu desenvolvimento a partir de algo que está inserido no seu dia a dia, utilizando, especificamente, o recurso do anime tendo como objetivo geral verificar se há existência de estudos sobre a relação anime-educação. Para tanto, recorremos aos descritores anime e anime educativo, como dispositivos de busca, a fim de entender tanto "o que é o anime?", quanto seu o uso educativo. Nesse sentido, fizemos uma busca e análise de alguns materiais disponíveis no Google Acadêmico e do Repositório da UFPB, o que nos fez concluir sobre a potencialidade pedagógica do uso educativo do anime como recurso didático importante no processo ensino-aprendizagem escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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