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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21889
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maíra Fernandes da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-20T17:35:16Z-
dc.date.available2021-12-03-
dc.date.available2022-01-20T17:35:16Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21889-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the position of the Brazilian population on the social network Twitter related to the debate about Education in view of the Covid-19 pandemic. Social networks are public spaces aimed at exposing ideas, thoughts and opinions, which can be a source of information for the Public Administration. In this sense, this study analyzed the discourse of Twitter users about Education and Covid-19 from November 13th to 18th, 2021. For this, discourse analysis techniques by Natural Language Processing were used, using techniques related to Word Cloud, Word Clustering of speeches and analysis of the sentiment of opinions, analyzing whether the speech was pessimism, optimism or neutral. The survey results revealed that during the analyzed period, discussions were concentrated on political aspects and educational issues related to science and technology. Regarding opinion, there was a predominance of pessimism in the comments. Therefore, it is concluded that information from social networks, such as Twitter, is relevant information for Public Administration, and can contribute to the decision-making process, helping, for example, in the evaluation of public policies, strengthening the culture of accountability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2022-01-20T17:35:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSS20012022.pdf: 1532847 bytes, checksum: 994e253f0fab285a730c0a4aff88e2f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-20T17:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MFSS20012022.pdf: 1532847 bytes, checksum: 994e253f0fab285a730c0a4aff88e2f2 (MD5) Previous issue date: 2021-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.titleUma análise do discurso sobre educação publicado no twitter em tempo de COVID-19 no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Daniella de Oliveira Pereira da-
dc.description.resumoA proposta deste estudo foi analisar o posicionamento da população brasileira na rede social Twitter relacionada ao debate acerca da Educação diante da pandemia do Covid-19. As redes sociais são espaços públicos voltados para a exposição de ideias, pensamentos e opiniões, que podem ser uma fonte de informação para a Administração Pública. Nesse sentido, o presente estudo analisou o discurso de usuários do Twitter sobre Educação e Covid-19 no período de 13 a 18 de novembro de 2021. Para isso, foram utilizadas técnicas de análise de discurso por Processamento de Linguagem Natural, utilizando técnicas relacionadas a Nuvem de Palavras, Clustering de Palavras dos discursos e análises do sentimento das opiniões, analisando se o discurso era pessimismo, otimismo ou neutro. Os resultados da pesquisa revelaram que no período analisado as discussões são concentradas em aspectos políticos e questões educacionais relacionadas a ciência e tecnologia. Em relação a opinião, observou-se a predominância de um sentimento pessimismo nos comentários. Portanto, conclui-se que as informações de redes sociais, como Twitter, são informações relevantes para Administração Pública, e podem contribuir com o processo de tomada de decisão, auxiliando, por exemplo, na avaliação de políticas públicas, fortalecendo a cultura de accountability.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

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