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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21892
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Ana Claudia Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2022-01-21T12:58:22Z-
dc.date.available2022-01-18-
dc.date.available2022-01-21T12:58:22Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21892-
dc.description.abstractThis work intends to analyze the public-private relationship in basic education in the state of Paraíba, from 2011 to 2018, highlighting the management of state schools by Social Organizations. To understand the context and logic of public and private redesign in the state education system of Paraíba, we focus on a qualitative exploratory, bibliographical and documentary research approach. The results achieved with the research revealed that the public-private partnerships in the state of Paraíba, notably with the co-management with the Social Organizations, represent a privatization strategy of the educational management of the public education system that was materialized through expressive financial transfers to private institutions, and that follow the neoliberal logic of adapting educational management to market conditions. Given the relevance of this theme for education, we believe that this work will contribute to the understanding of the historical relationship between the public and the private.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-21T12:58:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACCA18012022.pdf: 1149183 bytes, checksum: ca4b85c9cb0265dcf803e71972a7f054 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-21T12:58:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACCA18012022.pdf: 1149183 bytes, checksum: ca4b85c9cb0265dcf803e71972a7f054 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducação - privatizaçãopt_BR
dc.subjectOrganizações sociaispt_BR
dc.subjectEnsino - públicopt_BR
dc.subjectEnsino - privadopt_BR
dc.titleA relação público-privado na educação básica no estado da Paraíba: tendências de privatização no período 2011 a 2018pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Aparecida Nunes-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a relação público-privado na educação básica no estado da Paraíba, no período de 2011 a 2018, destacando a gestão das escolas estaduais pelas Organizações Sociais. Para compreender o contexto e a lógica do redesenho do público e do privado na rede de ensino estadual da Paraíba, nos pautamos no enfoque de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, bibliográfica e documental. Os resultados alcançados com a pesquisa revelaram que as parcerias público-privadas no estado da Paraíba, notadamente com a gestão pactuada com as Organizações Sociais, representam uma estratégia de privatização da gestão educacional da rede pública de ensino que se concretizou através de expressivas transferências financeiras para as instituições privadas, e que seguem a lógica neoliberal de adequar a gestão educacional às condições do mercado. Dada a pertinência dessa temática para a educação, acreditamos que este trabalho contribuirá para a compreensão da relação histórica entre o público e o privadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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