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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Edvânia Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-21T13:27:42Z-
dc.date.available2022-01-17-
dc.date.available2022-01-21T13:27:42Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21893-
dc.description.abstractThe present work reflects on the teaching of mathematics in the early years. Therefore, we listed as a general objective to analyze the possible contribution of games to the teaching and learning processes of mathematics in the early years. In this sense, a research was developed with a view to answering the following central question: what is the importance of games jokes in the teaching and learning process of mathematics in the early years? This study was carried out through bibliographical research, exploratory, with a qualitative approach. With the bibliography, we obtained important data to enrich the work, with exploratory data, we obtained a better understanding of the theme. Qualitative research favored a deepening of the theme, since there was a need to expand the research. Thus, we use official documents, such as the Common National Curriculum Base (BNCC) (2017); National Curriculum Parameters (PNC) (1997); Brazil (1997); Brazil (2014) and authors such as Kishimoto (2008); Mendes (2006) among others. The results showed that the initial years of the students' school life are quite relevant for developing all areas of knowledge. However, it is not always easy to show students applications that arouse their interests, that is, that can motivate them through contextualized problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-21T13:27:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPSF17012022.pdf: 432302 bytes, checksum: 5290180cf4586b23e7038fbca9fbf5eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-21T13:27:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EPSF17012022.pdf: 432302 bytes, checksum: 5290180cf4586b23e7038fbca9fbf5eb (MD5) Previous issue date: 2021-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleA importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Veridiana Xavier-
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma reflexão sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais. Para tanto, elencamos como objetivo geral analisar a possível contribuição dos jogos para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Neste sentindo, foi desenvolvida uma pesquisa com vistas a responder a seguinte questão central: qual a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais? Este estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, exploratório, com abordagem qualitativa. Com a bibliográfica, obtivemos dados importantes para enriquecer o trabalho, com exploratório, obtivemos uma melhor compreensão do tema. A pesquisa qualitativa favoreceu um aprofundamento do tema, uma vez que havia a necessidade de uma ampliação da pesquisa. Dessa forma, utilizamos documentos oficiais, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017); Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC) (1997); Brasil (1997); Brasil (2014) e autores como Kishimoto (2008); Mendes (2006) entre outros. Os resultados mostraram que os anos iniciais da vida escolar dos estudantes são bastante relevantes para se desenvolver todas as áreas do conhecimento. Entretanto, nem sempre é fácil mostrar aos alunos aplicações que despertem seus interesses, ou seja, que possam motivá-los através de problemas contextualizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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