Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21911
Tipo: TCC
Título: Práticas avaliativas do 1º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica da UFPB no ensino remoto
Autor(es): Pinto, Victória Beatriz Costa
Primeiro Orientador: Santos, Elzanir dos
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada sobre as práticas avaliativas do 1º ano do Ensino Fundamental, no ensino remoto. Possui o objetivo geral de analisar como foram desenvolvidas as práticas avaliativas do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFPB, durante o ensino remoto, e como objetivos específicos: compreender como ocorreu o acompanhamento da aprendizagem dos(as) educandos(as); descrever os instrumentos de avaliação utilizados no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica no ensino remoto; e identificar a relação, ou não, entre as práticas de avaliação e as definições do planejamento. Para tanto, o estudo teve como aporte teórico sobre ensino remoto: Macedo (2021), Santos; Lima e Souza (2020), Souza e Ferreira (2020), Lunardi et al., (2021); quanto à avaliação, os seguintes autores: Hoffmann (2009a; 2017b; 2019c; 2020d; 2020e), Luckesi (2000a; 2008b; 2011c), Freire (2019a; 2020b), Perrenoud (1998), Villas Boas (2007), entre outros, e em relação ao planejamento, estes autores: Soares (2020), Libâneo (2013) e Vasconcellos (2002). A metodologia do trabalho consistiu em um estudo do tipo exploratório; o tipo de pesquisa realizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, utilizando-se de instrumentos como a observação e a observação-participante das práticas avaliativas realizadas pela professora do 1º ano do turno vespertino, da Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS), e as crianças da turma, como também a aplicação de entrevista e formulário on-line com a docente. Os sujeitos-participantes da pesquisa foram a professora regente do 1º ano da tarde da Escola de Educação Básica da UFPB e as crianças dessa turma. O local em que a pesquisa foi realizada foi a Escola de Educação Básica, localizada na Universidade Federal da Paraíba, no Campus I, em João Pessoa. Em relação à análise de dados, ela foi realizada a partir da análise discursiva dos sujeitos da pesquisa. No entanto, todas as realizações ocorreram de forma remota, por causa da pandemia da Covid-19. Os resultados da pesquisa permitiram compreender que a educadora realiza o acompanhamento da aprendizagem dos(as) educandos(as) a partir de práticas avaliativas de concepções diagnóstica, mediadora e formativa com as crianças. Além disso, foi possível constatar que a mediação realizada adequadamente em cada instrumento de avaliação, sendo esses, principalmente, de atividades de leitura, produção e interpretação de texto, influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem. E, com os desafios do ensino remoto, isso é ainda mais essencial, contribuindo para o desenvolvimento integral do(a) estudante. Em relação ao planejamento das práticas pedagógicas e a avaliação, identificou-se que existe um olhar de interdependência entre tais componentes do ato pedagógico, favorecendo a execução das ações e oportunizando avanços significativos, visualizados por meio da avaliação contínua. Portanto, conclui-se que a avaliação da aprendizagem possui relevância no processo de ensino-aprendizagem, e que as práticas avaliativas devem ser realizadas visando sempre o desenvolvimento do(a) educando(a).
Abstract: This academic thesis consists of a research conducted on the evaluation practices of the 1st year of Elementary School in remote education. Its general objective is to analyze how the evaluation practices of the 1st year of Elementary School of the UFPB Basic Education School were developed during remote education and, as specific objectives, to: understand how the students' learning was monitored; describe the assessment tools used in the 1st year of Elementary School at the School of Basic Education in remote education; and identify the possible connections between assessment practices and planning. Therefore, the study had as theoretical support on remote teaching: Macedo (2021), Santos; Lima and Souza (2020), Souza and Ferreira (2020), Lunardi et al., (2021); regarding the evaluation, the following authors: Hoffmann (2009a; 2017b; 2019c; 2020d; 2020e), Luckesi (2000a; 2008b; 2011c), Freire (2019a; 2020b), Perrenoud (1998), Villas Boas (2007), among others, and in relation to planning, these authors: Soares (2020), Libâneo (2013) and Vasconcellos (2002). The work methodology consisted of an exploratory study; the type of research carried out was field research, with a qualitative approach, using instruments such as observation and participant-observation of the evaluation practices carried out by the teacher of the 1st year of the afternoon shift, from the UFPB Basic Education School (EEBAS), and the children in the class, as well as the application of an interview and an online form with the teacher. The subjects-participants of the research were the regent teacher of the 1st year of the afternoon of the Basic Education School of UFPB and the children of this class. The place where the research was carried out was the School of Basic Education, located at the Federal University of Paraíba, on Campus I, in João Pessoa. In relation to data analysis, it was carried out from the discursive analysis of the research subjects. However, all achievements took place remotely, because of the Covid-19 pandemic. The research results allowed us to understand that the educator monitors the students' learning progress based on evaluative practices of diagnosis, mediation, and training with children. In addition, it was possible to verify that the mediation performed properly in each assessment tool, such as reading activities, text production and interpretation, directly influences the teaching-learning process. And, with the challenges of remote learning, this is even more essential, contributing to the development of the student. Regarding the planning of pedagogical practices and assessment, an interdependence between the components of the act of teaching was identified, favoring the execution of actions, and providing opportunities for significant advances, visualized through continuous assessment. Therefore, it is concluded that the learning evaluation has relevance in the teaching-learning process, and that the evaluation practices must always be conducted aiming at the student's development.
Palavras-chave: Práticas avaliativas
Mediação
Ensino-aprendizagem
Ensino remoto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21911
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VBCP20012022.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons