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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21916
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Micaella Maria Nazário Souza de-
dc.date.accessioned2022-01-24T14:04:38Z-
dc.date.available2022-01-20-
dc.date.available2022-01-24T14:04:38Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21916-
dc.description.abstractThis course completion work (TCC) addresses the topic of storytelling in Early Childhood Education. Its general objective was to reflect on how storytelling activities can contribute to the development of children in Kindergarten. And as specific objectives, describe the storytelling activities experienced in the Pedagogical Residency Program, discuss the relevance of storytelling in Early Childhood Education and identify the importance of storytelling experienced through the Pedagogical Residency Program. The research is qualitative in nature, and was based on the report of experiences of participating in the Pedagogical Residency Program carried out at the School of Basic Education (EEBAS) of the Federal University of Paraíba (UFPB). This experience provided experiencing the practice within the school context. The storytelling activities were developed in the infantile IV class with children from 4 to 5 years old during the year 2019. For the theoretical contribution of the research, we based on authors such as Montenegro (2021), Aguiar (2001) and Oliveira (2019), in addition to the analysis of official documents, such as the Common National Curriculum Base (2018), the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), among others. In this work, the reports of some experiences lived in the Pedagogical Residency were analyzed in the light of the studied framework, reflecting on the importance of storytelling in Early Childhood Education. The study concluded that storytelling contributes to the development of children, making learning more meaningful in activities carried out in the reference classrooms of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-24T14:04:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMNSQ20012022.pdf: 397197 bytes, checksum: e64aa69c6dce666e0d07e92e0444bc8f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleExperiências de contação de história no Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda o tema da contação de histórias na Educação Infantil. Teve como objetivo geral refletir sobre como as atividades de contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. E como objetivos específicos descrever as atividades de contação de histórias vivenciadas no Programa Residência Pedagógica, discutir a relevância da contação de história na Educação Infantil e identificar a importância da contação de histórias vivenciadas por meio do Programa Residência Pedagógica. A pesquisa é de caráter qualitativa, e foi baseada no relato de experiências da participação no Programa Residência Pedagógica realizado na Escola de Educação Básica (EEBAS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essa experiência propiciou vivenciar a prática dentro do contexto escolar. As atividades de contação de história foram desenvolvidas na turma do infantil IV com crianças de 4 a 5 anos de idade durante o ano de 2019. Para o aporte teórico da pesquisa nos baseamos em autores como Montenegro (2021), Aguiar (2001) e Oliveira (2019), além da análise de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (2009), entre outros. Neste trabalho, os relatos de algumas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica foram analisados à luz do referencial estudado, refletindo sobre a importância da contação de história na Educação Infantil. O estudo realizado concluiu que a contação de história contribui para o desenvolvimento das crianças, tornando o aprendizado mais significativo nas atividades realizadas nas salas de referência da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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