Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Vanessa Castro Alves de-
dc.date.accessioned2022-01-24T14:14:50Z-
dc.date.available2021-01-20-
dc.date.available2022-01-24T14:14:50Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21917-
dc.description.abstractThe ableism, which is increasingly evident in our society, including in the school environment, is a recent term that refers to discriminatory practices and attitudes towards people with disabilities. Based on this argument, the present work intends to discuss how ableism manifests itself in the school context. Therefore, we understand that the medical model, which still determines the criteria for Specialized Educational Assistance (AEE) for students with disabilities, characterizes such people as incapable. For this reason, we adopted the social model of disability as a theoretical contribution to this study, since such a pattern identifies the barriers that, in school or in society, prevent the full participation of people with some type of disability. The study carried out through an interview and observation with a student with intellectual disabilities from a public school in João Pessoa - PB revealed that sometimes explicitly, sometimes through hidden attitudes, ableism is still a recurrent practice in the school environment. This fact has been evidenced in both sides, in the interviewee's reports and the observation in question, making it possible to notice that there are a number of difficulties in the relationship of the student with his teacher and with his classmates, as well as the numerous difficulties in his teaching and learning process are still visible, furthermore the absence of measures to resolve the issue. With this study, we expect to contribute so that teachers, managers, the students, and the school community, in general, can actually understand the real meaning of ableism and thus act in favor of fighting and eliminating such practices that affect the inclusion of people with disabilities in school as well as in society in general.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-01-24T14:14:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCAS20012022.pdf: 415550 bytes, checksum: e1697ea85342661a82f57b40b38b6d37 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-24T14:14:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCAS20012022.pdf: 415550 bytes, checksum: e1697ea85342661a82f57b40b38b6d37 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.titleO capacitismo e seus desdobramentos no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoO capacitismo, que está cada vez mais evidente em nossa sociedade, inclusive no ambiente escolar, é um termo recente que faz referência as práticas e atitudes discriminatórias para com as pessoas com deficiência. Com base nesse argumento, o presente trabalho pretende discutir como o capacitismo se manifesta no contexto escolar. Para tanto, compreendemos que o modelo médico, que ainda determina os critérios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência, caracteriza tais pessoas como incapazes. Por esta razão, adotamos o modelo social da deficiência como aporte teórico para este estudo, uma vez que tal modelo identifica as barreiras que na escola ou na sociedade, impedem a participação plena das pessoas com algum tipo de deficiência. O estudo realizado por meio de entrevista e observação junto a um estudante com deficiência intelectual de uma escola da rede municipal de João Pessoa - PB, revelou que ora de maneira explícita, ora por meio de atitudes veladas, o capacitismo ainda é uma prática recorrente no ambiente escolar. Tal fato evidencia-se tanto nos relatos do entrevistado, como na observação realizada, sendo possível perceber que há uma série de dificuldades na relação deste estudante com sua professora e com os colegas da turma, sendo ainda visíveis as inúmeras dificuldades em seu processo de ensino e aprendizagem e a ausência de medidas que viessem solucionar a questão. Com esse estudo, esperamos contribuir para que professores, gestores, alunos e comunidade escolar em geral possam de fato compreender o real sentido do capacitismo e assim atuar em favor do combate e eliminação de tais práticas que tanto afetam a inclusão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCAS20012022.pdf405,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons