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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21925
Tipo: TCC
Título: O capacitismo na experiência feminina: a trajetória de uma estudante cega no ensino superior
Autor(es): Bezerra, Andreza Vidal
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: Os estudos em torno da historicidade das pessoas com deficiência demonstram que, por séculos, tais pessoas foram excluídas do convívio nos diversos espaços sociais. Atualmente, após a organização de diversos movimentos políticos destas pessoas em busca de uma vida humana digna e dos direitos básicos e fundamentais, baseada nos pressupostos dos Direitos Humanos, vivenciamos um momento no qual as pessoas com deficiência estão sendo gradativamente inseridas nos mais variados espaços sociais, o que se configura no contexto de inclusão, que por muito tempo não foi possível, pela falta de conhecimento em relação às suas reais potencialidades. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta investigação consiste em refletir acerca de experiências capacitistas no percurso acadêmico das mulheres com deficiência. Utilizou-se, para tanto, a metodologia História de Vida, através da qual torna-se possível compreender as intersecções entre aspectos individuais e sociais que envolvem determinados coletivos, como também, elementos do pretérito e do presente, trazendo consigo uma compreensão otimizada desse passado na atualidade. Os resultados alcançados por meio de uma entrevista explicitaram quanto o ambiente acadêmico ainda reverbera uma conjuntura marcada por atitudes capacitistas e machistas, o que, de certo modo, minimiza as possibilidades de plena participação das mulheres com deficiência no ensino superior.
Abstract: Studies on the historicity of people with disabilities show that for years these people were excluded from socializing in different social spaces. Currently, after the organization of various political movements these people in search of conquests of fundamental rights to a dignified human life, based on the assumptions of Human Rights, we are experiencing a moment in which people with disabilities are gradually being inserted in the most varied social spaces, which is configured in the context of inclusion, which for a long time was not possible, due to the lack of knowledge regarding its real potential. In this perspective, the general objective of this investigation is to reflect on training paths in the academic path of women with disabilities. For this, the Life History methodology was used, through which it becomes possible to understand the intersections between individual and social aspects that involve certain groups, as well as elements of the past and present, bringing with it a better optimized understanding of this past in the present time. The results achieved through an interview, explained how the academic environment still reverberates a situation marked by training and sexist attitudes, which, in a way, minimizes the possibilities of full participation of women with disabilities in higher education.
Palavras-chave: Ensino superior
Capacitismo
Mulher com deficiência
Inclusão - deficiente visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21925
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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