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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21926
Tipo: TCC
Título: Percepções de mulheres docentes com deficiência: condições para exercer a profissão em uma universidade pública
Autor(es): Bonifácio, Laryssa Karolyne Fernandes de Oliveira.
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: Não raro, encontra-se situações de opressão e discriminação contra os grupos sociais: mulheres, docentes e pessoas com deficiência em seus ambientes de trabalho e as vivências desses três grupos sociais são de lutas pelo seu direito de exercer bem a escolha profissional que acolheu para si. A partir desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar as percepções das mulheres docentes com deficiência de uma universidade pública acerca das condições para exercer a profissão. O foco central é dar atenção e visibilidade ao outro lado da inclusão, à docência exercida por elas, que assim como os alunos, também precisam ser protagonistas e estarem empoderadas em seu ambiente de trabalho. A pesquisa possui natureza qualitativa, e foi realizada por meio de entrevistas com nove docentes com deficiência do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. As entrevistas foram realizadas e gravadas de forma remota por meio de um roteiro semiestruturado. Após a coleta de dados, os áudios das gravações foram transcritos e, a partir da leitura dos dados, estes foram divididos em temas para a análise. Como principais resultados tem-se que as percepções sobre a prática profissional das docentes com deficiência atuantes na universidade pública são permeadas de posicionamentos acerca das suas identidades e de realizações pessoais, no entanto, os principais desafios vivenciados dentro do ambiente de trabalho ainda são as barreiras arquitetônicas.
Abstract: Often, there are situations of oppression and discrimination against social groups: women, teachers and people with disabilities in their work environments and the experiences of these three social groups are struggles for their right to exercise their professional choice well. welcomed to you. From this context, this research aims to analyze the perceptions of women teachers with disabilities at a public university about the conditions for exercising the profession. The central focus is to give attention and visibility to the other side of inclusion, to the teaching exercised by them, who, like the students, also need to be protagonists and be empowered in their work environment. The research has a qualitative nature, and was carried out through interviews with nine teachers with disabilities from Campus I of the Federal University of Paraíba. The interviews were conducted and recorded remotely using a semi structured script. After data collection, the audio recordings were transcribed and, based on data reading, they were divided into themes for analysis. The main results show that the perceptions about the professional practice of teachers with disabilities working in public universities are permeated with positions about their identities and personal achievements, however, the main challenges experienced within the work environment are still the barriers architectural.
Palavras-chave: Mulheres com deficiência
Capacitismo
Educação superior
Magistério
Barreiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21926
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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